Game of Thrones Wiki
Advertisement
Game of Thrones Wiki
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

Viserys I foi o quinto rei Targaryen a se sentar no Trono de Ferro. Ele sucedeu seu avô, Jaehaerys, o Conciliador.

Viserys era um cavaleiro de dragão que montou em Balerion, o Terror Negro até que o dragão morreu de velhice durante o reinado de Jaehaerys I. Viserys nunca se uniu a outro dragão após a morte de Balerion.

Aparência e personalidade

Viserys I era um homem pacífico que odiava conflitos e era rechonchudo e agradável. Ele foi descrito como amável, de mãos abertas e ansioso para agradar. Embora Viserys I nunca tenha sido considerado obstinado, ele também não era flexível nem indeciso; quando fazia uma escolha, ele não hesitava e firmemente mantinha sua decisão.

A generosidade de Viserys I era lendária e a Fortaleza Vermelha se tornou um lugar de música e esplendor durante seu reinado. Ele sediou incontáveis bailes, festas e torneios.

Em sua meia-idade, a robustez de Viserys causou-lhe inúmeros problemas de saúde, incluindo gota, dores nas articulações, dores nas costas e problemas respiratórios. No final de sua vida, sua cintura quase o impediu de subir os degraus do trono de ferro.

Viserys ostentava um bigode espesso e prateado e usava a coroa de seu avô, Jaehaerys I.

História

Juventude

Baelon Targaryen, escolhido pelo Rei Jaehaerys I como herdeiro em 92 d.C., morreu antes do Velho Rei, levantando questões acerca da sucessão. O filho mais velho de Baelon, Viserys, foi finalmente escolhido pelo Grande Conselho convocado em 101 d.C. Ele tinha 26 anos e estava casado há uma década com Lady Aemma Arryn. Em 104 d.C, o torneio para a adesão do rei Viserys I foi realizado em Lagoa da Donzela.

Reinado Precoce

Viserys herdou um trono seguro, um legado de seu avô, Jaehaerys I. A Casa Targaryen foi muito poderosa durante o tempo de Viserys, tendo o maior número de membros e dragões desde a Perdição de Valyria.

Ele recebeu o apelido de Jovem Rei quando ele subiu ao Trono, e devido à sua natureza amável, os pequenos lordes estavam otimistas sobre seu reinado. Em sua corte, ele tinha um bobo da corte anão conhecido como Cogumelo.

Mantendo uma esplêndida corte com a rainha Aemma Arryn, o jovem rei estava determinado a manter a paz e a boa vontade de seu avô Jaehaerys. Eles tiveram um filho que morreu na infância e uma filha, a princesa Rhaenyra, que tinha seis anos quando seu pai se tornou rei. A princesa se tornou sua copeira real aos oito anos de idade e sempre esteve ao lado de seu pai em festas, bailes e torneios. Rhaenyra foi apelidada de "O deleite do reino".

O irmão mais novo de Viserys, o príncipe Daemon Targaryen, considerou-se o herdeiro de seu irmão e cobiçou o título de príncipe de Pedra do Dragão. Embora Viserys amasse seu irmão mais novo, apesar de suas falhas, ele não desejava que ele o sucedesse. Viserys estava esperançoso de que sua esposa lhe desse um filho em breve e resolvesse a questão da sucessão.

Viserys nomeou seu irmão para o Pequeno Conselho, mas a rivalidade entre Daemon e a Mão do Rei, Sor Otto Hightower, tornou-se tão grande que Viserys, no início de 104 d.C, nomeou Daemon como Comandante da Patrulha da Cidade para remove-lo do Pequeno Conselho.

Com medo de Daemon se tornar rei, Otto tentou convencer Viserys a fazer de Rhaenyra a sua herdeira. Viserys recusou, pois estava confiante de que ele e sua esposa um dia teriam um filho. Aemma mais tarde ficou grávida para deleite do rei.

Aemma morreu em trabalho de parto, dando à luz o filho e o herdeiro do rei, a quem Viserys nomeou Baelon em homenagem a seu falecido pai, príncipe Baelon, mas o bebê morreu um dia depois da mãe. Depois que o período de luto terminou, Viserys realizou uma cerimônia luxuosa e declarou Rhaenyra como sua herdeira e a princesa de Pedra do Dragão em resposta às ambições de seu ingrato irmão. Centenas de senhores e cavaleiros desembarcados fizeram reverência à princesa e prestaram juramentos solenes para defender seus direitos de sucessão. Daemon deixou a capital furioso.

Viserys começou a preparar a princesa Rhaenyra para ser a rainha, ensinando-a a governar e a fez parte de seu Pequeno Conselho.

Segundo casamento

Como Viserys ainda não tinha trinta anos, o Grande Meistre Runciter foi o primeiro a pedir que ele se casasse novamente, sugerindo Laena Velaryon, filha de Corlys Velaryon. Tal casamento teria curado a brecha entre o Trono de Ferro e a Derivamarca, uma vez que Viserys fora escolhido como Rei vencendo Laenor Velaryon no Grande Conselho de 101 d.C.

Viserys acabou escolhendo se casar com Alicent Hightower, a filha de dezoito anos de Sor Otto Hightower, sua Mão do Rei.

Viserys e Alicent casaram-se em 106 d.C. A princesa Rhaenyra Targaryen serviu sua nova madrasta no banquete de casamento, a rainha Alicent a beijou e a nomeou como "filha". Rhaenyra e Alicent a princípio se deram bem, mas isso logo mudou. O príncipe Daemon Targaryen, quando foi informado sobre o casamento de seu irmão, teria chicoteado o mensageiro que levou a notícia.

A fértil Alicent deu à luz a Aegon, em 107 d.C, Helaena, em 109 d.C e Aemond em 110 d.C. A amizade entre a rainha Alicent e a princesa Rhaenyra logo terminou, pois ambas desejavam ser a primeira dama do reino. Embora Alicent tivesse dado herdeiros a Viserys, o rei não fez nada para mudar a ordem da sucessão, pois considerou o assunto já resolvido nomeando Rhaenyra em seu testamento. Otto Hightower odiou tanto o rei que Viserys o enviou de volta a Vilavelha, concedendo a posição de Mão do Rei a Lyonel Strong, senhor de Harrenhal.

Duas partes começaram a se formar na corte. O partido da rainha consistia em senhores poderosos, amigos de Alicent e pessoas que apoiavam os direitos de seus filhos. Contra isso foi o partido da princesa, aqueles que apoiaram Rhaenyra como herdeira. Em 111 d.C, foi realizado um torneio para comemorar o aniversário de cinco anos do casamento de Viserys e Alicent. Como a rainha usava um vestido verde, enquanto a princesa usava as cores Targaryen de preto e vermelho, tornou-se costume referir-se a "verdes" e "pretos" ao falar das duas partes.

Daemon oferece sua coroa a seu irmão no torneio que celebra o aniversário de cinco anos do rei Viserys e da rainha Alicent.

O torneio também viu o retorno à corte do príncipe Daemon que havia se reconciliado com Viserys. Seis meses depois, Daemon foi novamente exilado de Porto Real. Enquanto o Grande Meistre Runciter alegava que os dois irmãos simplesmente brigaram, havia rumores de que Daemon tirou a virgindade de Rhaenyra e que Lyonel Strong aconselhou o lívido rei Viserys que Daemon deveria ser executado por traição. O Septão Eustace lembrou o conselho sobre a mancha de parentesco, assim Daemon foi exilado.

Viserys odiava conflitos e fazia repetidas tentativas para cessar as hostilidades entre os verdes e os negros, com muitas brigas e desculpas falsas dos dois lados. Ele amava sua esposa e filha igualmente, mas elas só se amavam quando ele ordenava. Enquanto Viserys governava, a paz prevalecia nos Sete Reinos.

Em 113 d.C, Viserys decidiu que era hora de sua filha Rhaenyra se casar. A rainha Alicent queria que a princesa se casasse com seu filho mais velho, Aegon, para que ele pudesse um dia ser rei. Viserys não quis saber disso, pois Aegon era dez anos mais novo que Rhaenyra e os dois nunca se deram bem. O rei e o conselho escolheram Laenor Velaryon para se casar com Rhaenyra e reconquistar a amizade entre o Trono de Ferro e Derivamarca. Rhaenyra, no entanto, protestou, afirmando que Laenor preferia seus "meio-irmãos" em vez dela. Somente depois que Viserys ameaçou que, se ela não aceitasse o casamento, ele mudaria a sucessão, Rhaenyra cedeu. Assim, em 114 d.C, Rhaenyra, relutante, casou-se com Sor Laenor, embora seja questionado se o casamento foi consumado. Laenor passava a maior parte do tempo em Derivamarca, cercado por escudeiros bonitos e raramente visitava Rhaenyra em Pedra do Dragão. Mais tarde, no mesmo ano, Rhaenyra deu à luz seu primeiro filho, Jacaerys Velaryon. No entanto, devido ao fato de o bebê não ter as características tradicionais valirianas de nenhum dos pais, espalhou-se o boato de que o pai da criança era o filho de lorde Lyonel, Sor Harwin Strong, o escudo juramentado de Rhaenyra que residia com ela em Pedra do Dragão.

A rainha Alicent deu à luz a Daeron no mesmo ano. Viserys mandou Jacaerys e Daeron dividir a ama de leite até o desmame, na esperança de evitar a inimizade, criando-os como irmãos de leite. Rhaenyra deu ao pai mais dois netos anos depois: Lucerys Velaryon, nascido em 115 d.C e Joffrey Velaryon, em 117 d.C. Todos os três filhos de Rhaenyra tinham nariz de pug, cabelos castanhos e olhos castanhos, espalhando ainda mais a crença em todo o reino de que o verdadeiro pai das crianças era Sor Harwin Strong.

O príncipe Daemon e sua esposa, Laena Velaryon, tiveram filhas gêmeas chamadas Baela e Rhaena. Os irmãos Daemon e Viserys se reconciliaram pela segunda vez e, com a bênção do rei, a princesa Rhaenyra comprometeu Jacaerys e Lucerys a Baela e Rhaena. No entanto, Isso não mudou os modos de Daemon como o rei esperava.

Reinado Posterior

O Rei Viserys em seu último ano com a filha Helaena, entretendo os netos; Jaehaerys, Jaehaera e Maelor com uma história.

O ano de 120 d.C ficou conhecido como o Ano da Primavera Vermelha por causa de suas muitas mortes e acidentes.

Laena Velaryon, esposa do príncipe Daemon Targaryen, morreu após um parto fracassado. Em seu funeral, uma briga eclodiu entre Aemond Targaryen e os filhos de Rhaenyra, que foram acusados ​​de serem bastardos da Casa Strong. Aemond perdeu um olho quando Lucerys defendeu Jacaerys com uma faca. As falsas desculpas das famílias de Rhaenyra e Alicent não enganaram ninguém, exceto Viserys. O rei emitiu um decreto de que qualquer um que divulgasse o boato de Strong perderia a língua e ordenou que Sor Harwin Strong partisse de Pedra do Dragão para Harrenhal. Depois, um grande incêndio em Harrenhal matou Harwin e seu pai Lyonel, a Mão do Rei. Enquanto alguns culparam a maldição de Harrenhal, outros sussurraram que Daemon, Lorde Corlys Velaryon, o irmão mais novo de Harwin, Larys Strong, e até Viserys eram os responsáveis ​​pelo incêndio. O rei proclamou Sor Otto Hightower como a mão do rei.

Nesse ano, também teve a morte do marido de Rhaenyra, Laenor Velaryon, morto em uma briga entre seu companheiro e amante, Sor Qarl Correy. Rhaenyra e Daemon chocaram o reino se casando sem o conhecimento de Viserys. O ano terminou com Rhaenyra e Daemon recebendo o nascimento de seu primeiro filho, o príncipe Aegon, o Jovem. Outro filho, nascido em 122 d.C, recebeu o nome de Viserys em homenagem ao pai de Rhaenyra.

A proximidade forçada dos filhos de Rhaenyra e Alicent aumentou a animosidade entre negros e verdes. Os filhos e netos reais se tornaram cavaleiros de dragão e visitantes da corte observaram os dragões de uma facção atirando e cuspindo chamas nos dragões da outra parte.

Em 127, Rhaenyra argumentou que seu segundo filho mais velho, Lucerys, deveria herdar Derivamarca. Vários Velaryons protestaram, sem sucesso, contra o Trono de Ferro, dizendo que seus filhos eram filhos da mãe de Harwin Strong e não tinham direito a Derivamarca. O rei Viserys os ouviu em silêncio e, depois de emitir a ordem de remover a língua, escorregou e cortou a mão no osso do Trono de Ferro. O Grande Meistre Mellos foi ineficaz ao tentar curar o rei, que sofria de uma infecção e temia-se que ele morresse. Viserys só se recuperou depois que dois de seus dedos foram removidos por Meistre Gerardys, que foi trazido para Porto Real pela princesa Rhaenyra. Viserys nunca mais se sentou no trono.

Depois que Mellos faleceu, Rhaenyra recomendou que seu meistre de confiança, Gerardys, ocupasse seu lugar como Grande Meistre. A rainha Alicent, por outro lado, queria o Meistre Alfador, que serviu a Casa Hightower. Viserys não escolheu nenhum dos dois, lembrando a esposa e a filha que a Cidadela decidia quem ocuparia o cargo. Archmaester Orwyle foi finalmente escolhido pelo conclave como o novo Grand Maester.

Morte

Viserys morreu no terceiro dia da terceira lua de 129 d.C durante uma soneca na Fortaleza Vermelha de Porto Real. Como seu avô, o rei Viserys havia deixado um tesouro cheio de ouro. Ele havia decretado que seu herdeiro era Rhaenyra, a filha de sua primeira esposa, Aemma Arryn. Aegon, o Velho, o filho mais velho de sua segunda esposa Alicent, foi coroado Aegon II por Sor Criston Cole, o Lorde Comandante da Guarda Real. Isso levou a uma guerra civil entre Rhaenyra e Aegon II, chamada de Dança dos Dragões.

O Pequeno Conselho de Viserys I

Durante o reinado do rei Viserys, seu pequeno conselho teve os seguintes membros conhecidos:

Cargo Duração Nome
Mão do rei 103 d.C - 109 d.C Sor Otto Hightower
109 d.C - 120 d.C Lord Lyonel Strong
120 d.C - 129 d.C Sor Otto Hightower
Grande Meistre 103 d.C - 112 d.C Runciter
112 d.C - 127 d.C ou 128 d.C Mellos
127 d.C ou 128 d.C - 129 d.C Orwyle
Mestre da moeda 103 d.C - 104 d.C Principe Daemon Targaryen
Desconhecido - 129 d.C Lord Lyman Beesbury
Mestre das Leis 104 d.C - 104 d.C Principe Daemon Targaryen
105 d.C - 109 d.C Lord Lyonel Strong
Desconhecido - 129 d.C Lord Jasper Wylde
Mestre dos Navios Desconhecido - 129 d.C Sor Tyland Lannister
Mestre dos Sussurros Desconhecido - 129 d.C Lord Larys Strong
Lorde Comandante da Guarda Real 103 d.C - 105 d.C Sor Ryam Redwyne
105 d.C - 112 d.C Sor Harrold Westerling
112 d.C - 129 d.C Sor Criston Cole

Advertisement