Game of Thrones Wiki
Advertisement
Para outros usos, veja Viserys Targaryen (desambiguação).
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"A Dança começou, como muitas danças, com um velho e uma jovem garota. A rainha falhou em produzir um filho para seu rei, então ele ungiu sua filha, a Princesa Rhaenyra, como sua herdeira. Mas, anos depois, o rei se casou novamente, e sua nova esposa, a Rainha Alicent da Casa Hightower, lhe deu um filho. Débil e tolo, o velho rei se recusou a mudar a sucessão. Ele sequer percebeu que sua corte se dividira em dois campos rivais de pretos e verdes, por conta dos vestidos que a princesa e a rainha vestiram em algum torneio."
Viserys Targaryen[fnt]

Rei Viserys I Targaryen foi um dos reis durante a Dinastia Targaryen em Westeros. Ele se casou com Aemma Arryn, com quem teve a Princesa Rhaenyra Targaryen, e após a morte de sua esposa, se casou novamente com Alicent Hightower, com quem teve os filhos Aegon, Helaena e Aemond Targaryen. Graças a sua vontade de que sua filha mais velha, a Princesa Rhaenyra, herdasse o Trono de Ferro, a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões foi causada após sua morte, onde ela brigou pelo trono contra o outro filho de Viserys I, Rei Aegon II Targaryen.

Aparência

Viserys I era um homem robusto e cheio, de longos cabelos prateados característicos entre os Targaryen. Ele também possuía olhos claros e uma barba rala e bem aparada pelo rosto redondo. Se vestindo ricamente, Viserys I usava um característico anel com o sigilo da Casa Targaryen, além de ter tido posse da espada de aço valiriano Fogonegro durante um período de sua vida.

Personalidade

A ser adicionado.

Biografia

Neto do Rei Jaehaerys I Targaryen, Viserys I ascendeu ao trono após a morte de seu avô. Sua ascensão ao trono foi decidida no Grande Conselho de Harrenhal.[1] Ele se casou com Aemma Arryn, sua primeira esposa, que era tão mais jovem e mais frágil que ele que apenas lhe deu uma única filha, a Princesa Rhaenyra. Mais tarde Viserys se casou com Alicent Hightower com quem teve mais três filhos, Aegon, Helaena e Aemond. Viserys I declarou Rhaenyra como sua herdeira, afirmando que ela o sucederia ao Trono de Ferro, apesar de historicamente os filhos homens serem os herdeiros preferenciais a títulos e terras com exceção de Dorne, onde sucede o mais velho independente de gênero. Quando Viserys I veio a falecer, uma guerra civil entre Aegon e Rhaenyra se iniciou, chamada historicamente de a Dança dos Dragões.[2]

Árvore genealógica

House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen
desconhecido

House-Targaryen-heraldry.jpg
Esposa
Targaryen
desconhecida

House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen
desconhecido

House-Targaryen-heraldry.jpg
Esposa
Targaryen
desconhecida

Famtree-CorlysVelaryon.png
Corlys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenysVelaryon.png
Rhaenys
Velaryon

n. Targaryen
Falecida
 
Famtree-AemmaArryn.png
Aemma
Arryn

Falecida
 
Famtree-ViserysITargaryen.png
Viserys I
Targaryen

Falecido
 
Famtree-AlicentHightower.png
Alicent
Hightower

Falecida
 
Famtree-DaemonTargaryen.png
Daemon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-Urtigas.png
Urtigas

Falecida

Famtree-LaenaVelaryon.png
Laena
Velaryon

Falecida
 
Famtree-LaenorVelaryon.png
Laenor
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenyraTargaryen.png
Rhaenyra
Targaryen

Falecida

Famtree-AegonII.png
Aegon II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-HelaenaTargaryen.png
Helaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AemondTargaryen.png
Aemond
Targaryen

Falecido

House-Targaryen-heraldry.jpg
Baela
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-JacaerysVelaryon.png
Jacaerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-LucerysVelaryon.png
Lucerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-JoffreyVelaryon.png
Joffrey
Velaryon

Falecido
 
Famtree-AegonIII.png
Aegon III
Targaryen

Falecido
 
Famtree-ViserysII.png
Viserys II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-PrinceJahaerysTargaryen.png
Jaehaerys
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaehaeraTargaryen.png
Jaehaera
Targaryen

Falecida
 
Famtree-MaelorTargaryen.png
Maelor
Targaryen

Falecido

Nos bastidores

"Viserys foi escolhido pelos senhores de Westeros para suceder o Velho Rei, Jaehaerys Targaryen, no Grande Conselho de Harrenhal. Um homem caloroso, gentil e decente, Viserys só deseja levar adiante o legado de seu avô, mas como aprendemos em Game of Thrones, bons homens não necessariamente são grandes reis."
―Descrição da HBO sobre Viserys I[fnt]

O ator Paddy Considine foi escalado para interpretar Viserys I em House of the Dragon. Antes disso, o personagem foi mencionado na animação de "Histórias e Tradição" da quinta temporada de Game of Thrones chamada "The Dance of Dragons", além de seu nome estar escrito no livro As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos.

Nos livros

Em Fogo & Sangue, Viserys acenderia ao trono após o Grande Conselho de 101 d.C., onde Laenor Velaryon, filho de Rhaenys, a Rainha Que Nunca Foi, competiu com o Príncipe Viserys pelo direito ao título de Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens. Além dos dois reclamantes, outros doze nomes foram considerados, incluindo a própria Rhaenys. Após ascender ao trono, ele também declarou Rhaenyra como sua herdeira, que era considerada o "deleite do reino".

Sua aparência é descrita como gorda, enquanto ostentava um espesso bigode loiro-platinado e usava a coroa de seu avô, Jaehaerys I. Ele era filho de Baelon Targaryen nos livros, porém seu parentesco na série continua um mistério.

Em "The Kingsguard" e "The Dance of Dragons", Jaime Lannister e Viserys Targaryen, filho de Aerys II, se referem a Viserys I como "velho rei", apelido esse que na realidade era de Jaehaerys I em Fogo & Sangue.

Links externos

Referências

v  d  e
Governantes dos Sete Reinos de Westeros
Advertisement