Game of Thrones Wiki
Advertisement
Game of Thrones Wiki

Nascido em 122 d.C., Viserys foi o segundo filho nascido de Daemon Targaryen e sua esposa, a Princesa Rhaenyra. Conforme a tradição Targaryen, um ovo de dragão foi colocado em seu berço. Seu nome é uma homenagem ao avô, Viserys I Targaryen.

Quando Aegon III atingiu a maioridade, em 136 d.C., ele dispensou seus regentes e seu Mão, e nomeou o príncipe Viserys como sua nova Mão do Rei. Viserys serviu nesta posição durante todo o reinado de Aegon III e também durante o governo dos seus dois filhos, Daeron I e Baelor I. É dito que ele foi o responsável por manter a força e a unidade do reino enquanto Daeron guerreava e Baelor rezava. Dizem que, para poupar o país da vergonha, Viserys usou sua posição como Mão para envenenar o homem que Baelor havia apontado como Alto Septão (que era um pedreiro).

Reinado

Viserys II subiu ao trono já com uma idade avançada, aos 49 anos, logo após a morte de seu sobrinho, o rei Baelor, o Abençoado. Viserys é pouco lembrado pela maioria do povo de Westeros, devido ao seu curto reinado, uma vez que sentou-se no trono por menos de um ano. Entretanto, na verdade, foi ele quem preservou a integridade do país durante os reinados de seus sobrinhos.

Quando Viserys assumiu o poder, muitos plebeus e lordes acreditavam que o Trono de Ferro deveria ter passado para Daena, a irmã do rei Baelor, já que ela era a filha mais velha de Aegon III. Contudo, ela e suas irmãs não tinham aliados e a memória de Rhaenyra Targaryen e a Dança dos Dragões deixou muitos receosos com a ideia de uma mulher no trono. Além disso Daena era considerada muito selvagem, ingovernável e devassa (ela já tinha dado a luz a um filho bastardo chamado Daemon). Com todas essas questões, a coroa de Viserys II estava segura.

Embora seu reinado tenha durado apenas um pouco mais de um ano, Viserys instituiu algumas reformas na corte real e suas funções, estabelecendo uma nova cunha de moedas real, se esforçou para aumentar o comércio através do mar estreito e fez mudanças positivas no já progressista código de leis estabelecidas pelo Velho Rei, Jaehaerys I. É dito que Viserys II poderia ser outro Jaehaerys o Sábio, porém uma doença acabou encerrando sua vida prematuramente em 172 d.C..

Viserys foi sucedido por seu filho mais velho, Aegon IV Targaryen. Alguns acreditam que sua morte pode ter sido um regicídio e que Aegon IV teria sido a pessoa que o envenenou.

Advertisement