FANDOM

"Não era apenas Aegon montando seu dragão, eram Rhaenys e Visenya também... Rhaenys montou Meraxes, Visenya montou Vhagar"
Arya Stark[fonte]

Vhagar era o dragão montado por Visenya Targaryen durante a Guerra da Conquista. Embora o mais pequeno dos dragões, Vhagar ainda era grande o suficiente para engolir um cavalo inteiro e suas chamas podiam derreter armaduras.

História

Antes

Vhagar foi montada pela esposa-irmã de Aegon, Visenya, durante a Guerra da Conquista. Ela era um dos três dragões presentes no Campo de Fogo, a batalha decisiva da conquista que garantiu o domínio Targaryen dos Sete Reinos.

No entanto, a Casa Arryn pensou que o Vale ainda poderia resistir à dominação Targaryen, escondendo-se atrás das Montanhas da Lua inexplicáveis ​​ao longo de suas fronteiras e fortificando a montanha. Semelhante a como Aegon lidava com Harrenhal, Visenya simplesmente voou com Vhagar diretamente sobre as montanhas e veio aterrissar no pátio do próprio castelo de Arryn, o Ninho da Águia. Na época, o Rei da Montanha e do Vale era apenas um menino pequeno, Ronnel Arryn, cuja mãe Sharra estava atuando como sua regente. Visenya não precisava queimar o Ninho da Águia como Aegon queimava Harrenhal.

A força com Vhagar foi suficiente para obrigar os Arryns a se renderem. O jovem Ronnel pediu uma condição para sua rendição: em troca, Visenya lhe daria uma volta no Ninho da Águia em cima de seu dragão. O Vale se rendeu e fiel à sua palavra, Visenya deu a Ronnel um passeio em cima de Vhagar.

Vhagar viveu por mais 130 anos após a Conquista, até a grande guerra civil Targaryen conhecida como a Dança dos Dragões. Em "A Dança dos Dragões: A Verdadeira História" o Grande Meistres Munkun escreveu que Sor Byron Swann queria matar o dragão Vhagar, então ele poliu seu escudo por uma semana para que fosse como um espelho, ele se agachou atrás dele e avançou, esperando que o dragão só veria seu próprio reflexo, mas o dragão só viu um homem burro segurando um escudo espelhado e acabou queimando-o.

Em última análise, Vhagar morreu na batalha acima do olho dos deuses, em que ela matou e foi morta pelo dragão Caraxes.

Nos Livros

Laena Velaryon, filha de Lord Corlys Velaryon e da princesa Rhaenys Targaryen e esposa do príncipe Daemon Targaryen, montou Vhagar durante o reinado de Viserys I Targaryen. Laena finalmente morreu no parto e pouco depois, Vhagar aceitou o príncipe Aemond Targaryen como seu cavaleiro.

Depois de Meraxes e Balerion morreram, Vhagar foi o último dos três dragões Targaryen originais. Meraxes morreu lutando em Dorne, enquanto Balerion mais tarde morreu de velhice (cerca de quarenta anos antes da Dança dos Dragões).

Vhagar foi montado por Aemond Targaryen durante a Dança dos Dragões, a guerra civil Targaryen entre Aegon II e Rhaenyra Targaryen. Aemond tomou partido com seu irmão Aegon II. Vhagar era o maior e mais poderoso dragão vivo durante a Dança, naquela época crescido quase tão grande quanto Balerion durante a Guerra da Conquista e ela era uma das principais vantagens possuídas pela facção de Aegon II. Em um dos movimentos iniciais da guerra, Aemond montou Vhagar para atacar e matar o filho de Rhaenyra, Lucerys, em Ponta Tempestade, enquanto ele estava montando o jovem dragão Arrax - Vhagar matou ambos com pouca dificuldade. Depois, a Força de Aegon II colocou uma armadilha para Rhaenys Targaryen e seu dragão Meleys (não o Rhaenys original, mas a cria do seu neto Jaehaerys I). Depois que Rhaenys chegou, ela foi emboscada por Aemond montando Vhagar e Aegon II montado em Sunfyre. Enquanto Sunfyre estava gravemente ferido, o grande dragão Meleys foi morto. Depois, Aemond usou Vhagar para queimar faixas vastas das Terras Fluviais, que tinham tomado o lado de Rhaenyra. No entanto, Vhagar e Aemond foram eventualmente mortos durante a Dança, em um grande duelo com o Príncipe Daemon Targaryen e seu dragão Caraxes em Harrenhal.

A conta histórica de Grande Maester Munkun afirma que Sor Byron Swann tentou se esgueirar e matar Vhagar escondendo-se atrás de um escudo espelhado - o qual é mencionado na temporada 5 da série de TV. Nos livros, Swann usou essa tática em imitação do lendário conto em que Serwyn do Mirror Shield se aproximou e matou o dragão Urrax ao se esconder atrás de um escudo polido, então o dragão só viu seu reflexo (não está claro se Serwyn e Urrax já existiram). O episódio de TV não teve tempo de explicar isso em mais contexto, mas, em um ponto, Tyrion observa que a conta de Munkun era imprecisa sobre este ponto: Balon Swann tentou realmente se esgueirar no dragão Syrax de Rhaenyra, não em Vhagar. A casa Swann foi jurada aos Baratheons, que se declararam para Aegon II, assim como Tyrion apontou, não seria sensato para Swann tentar matar o maior dragão pertencente à facção de Aegon II, montado pelo próprio irmão de Aegon Ii. De qualquer maneira, é claro, o resultado foi o mesmo: o truque lendário não funcionou e o dragão matou Swann (seja porque os verdadeiros dragões realmente podem reconhecer seu próprio reflexo, ou porque o dragão poderia, obviamente, dizer que havia um homem atrás não está claro).

Ela lutou em mais grandes guerras de Westeros do que qualquer outro dragão Targaryen: a Guerra da Conquista, a revolta Militante da Fé e a Dança dos Dragões. Meraxes só lutou na Guerra da Conquista. Balerion lutou no levante Militante da Fé (montado pelo filho de Visenya, Maegor, depois que Aegon morreu), mas morreu antes da Dança dos Dragões - embora Balerion tenha lutado em guerras anteriores fora de Westeros.

Vhagar era mãe de vários dragões Targaryen de segunda geração, mas exatamente quais ainda não foram especificados.