Tyrosh é uma das nove Cidades Livres de Essos. Fica em uma ilha ao norte de Passopedra, ao largo da costa das Terras Disputadas de Essos.

Cidade

Localização e Layout

Uma moeda de Tyrosh

Tyrosh, uma cidade fortificada protegida por muros altos, fica no norte e no leste dos Degraus. Suas paredes internas são fundidas em pedra negra de dragão. Tyrosh é muito maior que a cidade sombria de Lançassolar.

Tyrosh tem uma grande frota. Na foz do porto fica a Torre de Sangramento.

Na cidade fica a Fonte do Deus Bêbado. Não há uma religião estabelecida em Tyrosh e templos e santuários em homenagem a muitos deuses diferentes se alinham nas ruas e nas margens da cidade. O Templo de Trios tem uma grande estátua dos Trios de três cabeças ao lado das portas do templo. R'hllor também é adorado em Tyrosh, assim como o Padrão e outros deuses.

Como Lys, Tyrosh tem casas de prazer.

População

O Arconte de Tyrosh é escolhido dentre os membros de um conclave dos mais ricos e nobres da cidade.

O povo de Tyrosh (Tyroshi) são considerados barulhentos, extravagantes e gananciosos. Eles adoram cores vivas, tingindo seus cabelos e barbas com cores vivas, como azul, verde, marrom, rosa, roxo, escarlate e vermelho. Seus chapéus são considerados esquisitos pela população de Westeros.

Os Tyroshi lutam constantemente com a população de Lys e Myr para ganhar o controle de Passopedra e Terras Disputadas. Seus inventores são conhecidos por criar capacetes ornamentados e engenhosos dispositivos de tortura.

A língua de Tyrosh é uma forma corrompida do alto valiriano. A filha do Arconte durante o reinado do Rei Jaehaerys I Targaryen foi considerada com um sotaque delicioso.

Economia

Tyrosh é uma cidade comercial, onde o comércio é considerado uma profissão muito mais honrosa do que armas. Logo após sua fundação, Tyrosh rapidamente se transformou em uma cidade rica, devido à descoberta de uma certa variedade de caracóis do mar.

Tyrosh está profundamente envolvido no comércio de escravos e eles são conhecidos por serem especialmente agressivos. Eles navegam para o norte além da Muralha, em busca de gente livre para escravizar. Os escravos superam o número de nascidos livres em Tyrosh, de três para um. Mercenários também são comuns na cidade.

O conhaque de pêra e os dedos cozidos são produzidos em Tyrosh e os artesãos da cidade projetam elmos dourados e armaduras de filigrana. Os capacetes fantásticos podem ter a forma de pássaros e animais e são feitos com metais preciosos.

História

Fundação

Tyrosh começou como um posto avançado militar da Cidade Franca de Valíria em uma ilha pedregosa e sombria para controlar o transporte através de Passopedra. Eles logo descobriram nas águas próximas uma variedade única de caracóis do mar cujas secreções foram usadas para criar um corante popular entre os nobres valirianos. Milhares de comerciantes transformaram Tyrosh em uma grande cidade dentro de uma geração. Os tintureiros de Tyrosh aprenderam a produzir cores diferentes de corantes variando a dieta dos caracóis.

Depois da Perdição de Valíria

Alguns senhores dos dragões em Tyrosh sobreviveram à Perdição de Valíria, mas os cidadãos mataram os dragões e seus cavaleiros. Durante o Século de Sangue, a Cidade Livre de Volantis pensou em adicionar Tyrosh às suas conquistas, depois de terem conquistado Myr e Lys. Sua tentativa de tomar Tyrosh, no entanto, fez seu império desmoronar. Pentos veio em auxílio dos Tyroshi, bem como o Rei da Tempestade Argilac Durrandon de Ponta Tempestade e Aegon Targaryen de Pedra do Dragão. Lys e Myr se rebelaram contra Volantis.

Após o vôo da Rainha Viúva Alyssa Velaryon de Pedra do Dragão em 44 d.C, Tyrosh foi um dos lugares em que havia rumores de ter se escondido com seus dois filhos mais novos. O Arconte de Tyrosh viajou para os Sete Reinos em 49 d.C para o Casamento Dourado de Rogar Baratheon e Alyssa Velaryon, acompanhado por sua filha solteira. Quando mais tarde foi sugerido que o Rei Jaehaerys I Targaryen deveria tomar a filha do Arconte como sua noiva, Alyssa argumentou contra, temendo que Westeros não aceitassem uma rainha estrangeira. Em 50 d.C, Sor Orryn Baratheon casou-se com a filha do Arconte.

Tyrosh e Pentos começaram uma guerra em 55 d.C, o que interrompeu significativamente o comércio no Mar Estreito. Em 58 d.C, ambos os lados solicitaram que o Rei Jaehaerys I Targaryen atuasse como mediador nas negociações para encerrar a disputa. O Príncipe de Pentos e o Arconte viajaram para Porto Real para conduzir negociações pessoalmente e eles finalmente concordaram em "Um Tratado de Paz Eterna".

Reino das Três Filhas

Após a derrota de Volantis na Batalha da Fronteira, Tyrosh formou o Reino das Três Filhas com Lys e Myr em 96 d.C. O Reino das Três Filhas lutou com o príncipe Daemon Targaryen pelos Degraus em 106 d.C. Racallio Ryndoon, de Tyrosh, liderou uma frota de invasão contra o reino da ilha de Daemon em 110 d.C.

Durante a Dança dos Dragões, o Conselho Superior do Reino das Três Filhas se reuniu em Tyrosh e aceitou a oferta de Sor Tyland Lannister de aliança com os Verdes. Um capitão de Tyroshi capturou o príncipe Viserys Targaryen antes da Batalha do Esófago, mas o prisioneiro foi reivindicado pelo almirante Sharako Lohar de Lys. Como a maioria das baixas do Reino das Três Filhas durante a batalha foram de navios de Myr e de Tyrosh, as viúvas dessas cidades culparam Sharako por proteger seus próprios navios de Lys.

A Guerra das Filhas estourou após o assassinato de Sharako. Embora o almirante tenha sido morto em uma disputa pessoal por Johanna Swann, havia rumores de que ele havia sido assassinado por Myr. Tyrosh reivindicou os Degraus quando Lys e Myr começaram a brigar. Racallio reivindicou os Degraus para si mesmo como Rei do Mar Estreito, no entanto. Com o fim da Dança dos Dragões, Sor Oscar Tully liderou os Stormbreakers para Tyrosh e as Terras Disputadas.

Lys e Myr fizeram as pazes e começaram a atacar Tyrosh, forçando o Arconte a chamar seus homens dos Degraus. Tyrosh aliou-se a Racallio e Braavos para governar conjuntamente Passopedra, mas a aliança entrou em colapso após o ataque de Lorde Alyn Velaryon. Após a batalha, Pedrassangrenta e os Degraus do Sul foram mantidos por Racallio, enquanto os mercenários de Pentos controlavam as Ilhas Norte e Leste. Quando Racallio acusou Lorde Alyn Velaryon de ser um espião de Tyrosh, Alyn foi forçado a matar três prisioneiros Tyroshi em Pedrassangrenta para provar sua inocência.

Dorne finalmente se juntou à guerra ao lado de Tyrosh e Lys contra Racallio. Quando a Guerra das Filhas terminou, Tyrosh ganhou grande parte das Terras Disputadas. Os navios Tyroshi frequentavam Porto Real durante a primavera de Lys. Durante a queda do Banco Rogare, Moredo Rogare fugiu do Vale de Arryn a caminho de Braavos. Depois de negociar com o Banco de Ferro, Moredo partiu para Tyrosh e contratou mercenários para um ataque a Lys. Em 136 d.C, Lorde Velaryon reuniu uma frota de comerciantes para uma viagem a Tyrosh e outras cidades livres.

Envolvimento de Targaryen e Blackfyre

O Rei Aegon IV Targaryen organizou o noivado de seu filho bastardo, Daemon Blackfyre, com Rohanne de Tyrosh. Aegon morreu antes que o casamento pudesse acontecer, então seu sucessor, o Rei Daeron II Targaryen, pagou o dote ao Arconte de Tyrosh e viu Daemon e Rohanne se casando. Daemon e Rohanne tiveram sete filhos (incluindo Aegon, Aemon, Daemon, Haegon e Aenys) e pelo menos duas filhas.

Depois que a Primeira Rebelião Blackfyre levou à derrota e morte de Daemon e seus dois filhos mais velhos, Aegon e Aemon, o meio-irmão de Daemon, Aegor Rivers, reuniu os filhos, filhas e esposa sobreviventes de Daemon e fugiu para Tyrosh, onde permaneceram por anos. Haegon acabou sendo coroado em Tyrosh como um rival de Aerys I Targaryen, o Rei do Trono de Ferro.

Kiera de Tyrosh casou-se com o Príncipe Valarr Targaryen em Westeros, com quem teve vários filhos natimortos. Valarr morreu em 209 d.C e Kiera se casou novamente, desta vez com o príncipe Daeron Targaryen, primo de Valarr. Valarr e Daeron estavam diretamente na linha do Trono de Ferro na época de seus casamentos, respectivamente, pois seus pais eram príncipes da coroa na época. Com Daeron, Kiera teve um filho, a princesa Vaella.

Guerra dos Reis de Nove Moedas

O Bando dos Nove, um grupo de mercenários, piratas e comerciantes que haviam conquistado as Terras Disputadas, saqueou Tyrosh e continuou até os Degraus. O rico comerciante Alequo Adarys foi encarregado de Tyrosh, substituindo o Arconte. Enquanto o Bando dos Nove foi derrotado na Guerra dos Reis de Nove Moedas no final de 260 d.C, os combates contra o Bando dos Nove em Passopedra e nas Terras Disputadas duraram apenas mais meio ano. Alequo permaneceu no comando de Tyrosh por mais seis anos. No final, ele foi envenenado por sua rainha e o Arconte foi restaurado.

História recente

Brandon Stark foi estrangulado com um dispositivo Tyroshi quando o Rei Aerys II Targaryen executou seu pai, Lorde Rickard Stark. Quando Daenerys Targaryen era menina, ela e seu irmão Viserys passaram algum tempo em Tyrosh, quando estavam vagando de um lugar para outro. Ela fala alto valiriano com um sotaque tyroshi.

Em vez de enfrentar Lorde Eddard Stark por ter vendido caçadores furtivos a um escravo Tyroshi, Lorde Jorah Mormont fugiu de Ilha dos Ursos para as Cidades Livres.

Eventos recentes

Nos livros

A Guerra dos Tronos

Um comerciante de Tyrosh

O Rei Robert I Baratheon está em dívida com vários cartéis comerciais de Tyrosh.

O irmão de barba verde do Arconte de Tyrosh participa da introdução de Daenerys Targaryen a seu futuro marido, Khal Drogo, hospedado na mansão de nove torres de Drogo em Pentos. No mercado ocidental de Vaes Dothrak, Daenerys cheira alho e pimenta no ar e lembra os dias passados ​​nos becos de Tyrosh e Myr, o que traz um sorriso carinhoso ao rosto.

Catelyn Stark e Sor Rodrik Cassel navegam no Dançarino da Tempestade de Moreo Tumitis de Porto Branco a Porto Real.

A Fúria dos Reis

Theon Greyjoy vê um baleeiro Tyrosh em Fidalporto.

Tyrion Lannister vê um Tyroshi de barba roxa no bordel de Chataya.

A Tormenta de Espadas

Tyrosh está prestes a entrar em guerra com Lys. Pello de Tyrosh, conhecido como Barba-Verde, é um líder da Irmandade Sem Bandeiras.

O Festim dos Corvos

Com o nome de Alayne Stone, no Vale de Arryn, Sansa Stark tinge o cabelo ruivo de um marrom queimado com uma lavagem de Tyrosh.

Tyrosh e Lys estão agora à beira da guerra com Myr. Mais tarde, há rumores de que o Arconte havia oferecido termos a Lys para acabar com a guerra comercial.

Em Dorne, o príncipe Doran Martell revela a sua filha, a princesa Arianne, que ela teria sido enviada a Tyrosh para conhecer seu noivo, Viserys Targaryen, e servir como copeira do Arconte, se não fosse pelas objeções de sua mãe, Mellario. Como punição por seu envolvimento na trama de Arianne para coroar Myrcella Baratheon, Garin, de Sangueverde, deve passar os próximos dois anos no exílio em Tyrosh.

Em Braavos, o Gato dos Canais gosta dos barulhentos marinheiros de Tyrosh, com suas vozes estridentes e bigodes tingidos.

Um Tyroshi com uma barba bifurcada tingida de verde e rosa apresenta Cersei Lannister com a cabeça de um anão.

Ao entrar no Ganso Fedorento em Lagoa da Donzela, Brienne de Tarth observa que os únicos bebedores de lá são três Tyroshi marinheiros em um canto, rosnando entre si através de barbas verdes e roxas. No Porto Feliz, em Braavos, Samwell Tarly vê um marinheiro Tyroshi desmaiar em um canto, roncando em sua enorme barba escarlate.

O Vento de Canela para no porto de Tyrosh durante sua jornada para Vilavelha. Perto de Vilavelha, o capitão da Caçadora diz a Sam Tarly que os Nascidos do Ferro capturaram um comerciante Tyroshi no Estreitos Redwyne. Eles mataram a tripulação do navio e se disfarçaram como marinheiros de Tyroshi que pretendiam entrar furtivamente em Vilavelha. A trama deles foi frustrada quando o Mestre de Remos da Dama da Torre saudou os Nascidos do Ferro na língua Tyroshi e eles não responderam à sua saudação.

A Dança dos Dragões

Um anão malabarista conhecido por Penny é desmembrado e encontrado no Templo de Trios, em Tyrosh.

Young Griff supostamente pinta o cabelo de azul para homenagear sua falecida mãe Tyroshi. Jon Connington afirma que o garoto é o príncipe Aegon Targaryen.

A Rainha Daenerys Targaryen leva um mercenário de Tyroshi, Daario Naharis, dos Corvos Tormentosos, como seu amante. Lutadores de barba azul de Tyrosh estão entre aqueles que vêm a Meereen para batalhar na Arena de Daznak.

Na série

Temporada 1

Sor Barristan Selmy diz ao Rei Robert Baratheon que sua primeira morte em batalha foi um soldado Tyroshi.

O vendedor de vinhos em Vaes Dothrak, que mais tarde tenta assassinar Daenerys Targaryen com vinho envenenado, anuncia que entre seus produtos está o conhaque Tyroshi.

Temporada 3

Daario Naharis, um mercenário Tyroshi

Na Baía dos Escravos, quando Daenerys Targaryen lidera seu novo exército de oito mil Imaculados para sitiar Yunkai, os yunkish contratam uma empresa de mercenários conhecida como Segundos Filhos, originária das Cidades Livres. Um de seus tenentes de alto escalão é um Tyroshi chamado Daario Naharis, que é tão apaixonado por Daenerys que, em vez de assassiná-la, decapita os outros capitães e os coloca aos pés dela. Como novo capitão da empresa mercenária, Daario promete a lealdade dos Segundos Filhos a Daenerys.