FANDOM

"Menino, este é o mão do rei! Se o senhorio quer o capacete..."
―Tobho a Gendry[fonte]

Tobho Mott é um mestre de armadura e ferreiro em Porto Real. Seu aprendiz Gendry é um filho bastardo de Robert Baratheon. Tobho é torturado pela Patrulha da Cidade para revelar que Gendry fugiu da cidade na sequência da morte de Robert.

História

Antes

Tobho Mott é um mestre armador e ferreiro que vive na cidade de Porto Real. Apesar de ser um estrangeiro da Cidade Livre da Qohor, ele é bem considerado pela qualidade de seu trabalho e recebeu o patrocínio de muitos cavaleiros e até alguns senhores. Mott é assistido por seu aprendiz, um jovem chamado Gendry.

1ª Temporada

Eddard Stark descobre que seu antecessor Jon Arryn visitou Mott antes de sua morte. Stark vai questionar Mott e descobre que Arryn mostrou um interesse particular em Gendry. Ned depois percebe que Gendry é o filho bastardo do rei Robert Baratheon. Robert é morto e Gendry parte para se juntar a Patrulha da Noite.

2ª Temporada

Mott é forçado a ser interrogado e torturado pela Patrulha da Cidade sobre o paradeiro de Gendry. Ele relutantemente diz a Janos Slynt que Gendry se juntou a Patrulha da Noite e que ele pode ser reconhecido pelo capacete em forma de touro que ele usa.

3ª Temporada

Quando Gendry menciona a Irmandade Sem Bandeiras que aprendeu tudo que sabe com Tobho, Thoros observou que Tobho cobra o dobro do que os outros. Gendry responde isso dizendo que é porque seu trabalho é o dobro da qualidade. Mais tarde, Gendry diz que terminou de servir os homens, porque Tobho o vendeu a Patrulha da Noite - aparentemente inconsciente de que ele foi deixado para a Muralha para evitar o massacre dos filhos bastardos de Robert.

Nos Livros

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, Tobho Mott é nativo da Cidade Livre de Qohor, que aprendeu a trabalhar lá, incluindo o trabalho do lendário aço Valiriano. Ele se mudou para Westeros quando jovem e conseguiu construir seu próprio negócio graças as suas habilidades formidáveis. Seu arsenal é um grande prédio no topo da Rua do Aço, impressionante em tamanho e equipamentos.

Quando Eddard Stark pergunta a Mott quem lhe pagou a taxa de aprendiz de Gendry, Mott respondeu evasivamente, mas eventualmente admitiu que era um senhor misterioso que não se identificou que lhe pagou a taxa de aprendiz e o pediu para manter a boca fechada sobre a menino.

Nos livros, Mott não é interrogado sobre o paradeiro de Gendry. Não se explica como sabiam que Gendry estava com a caravana de Yoren.

Mott, não um ferreiro de Volantis, é aquele que derrete "Gelo" para forjar duas novas espadas sob a ordem de Tywin Lannister.