Game of Thrones Wiki
Advertisement
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Velaryon-Main-Shield.PNG

"Os homens preferem queimar o reino do que ver uma mulher subir ao Trono de Ferro."
―Rhaenys Velaryon, para Rhaenyra Targaryen[fnt]

Princesa Rhaenys Velaryon, nascida Rhaenys Targaryen, e também conhecida como Rainha Que Nunca Foi, era a neta de Jaehaerys I e prima de Viserys I, tendo disputado e perdido o Trono de Ferro para este último no Grande Conselho de Harrenhal. Rhaenys era a montadora do dragão Meleys e esposa de Corlys Velaryon, com quem teve a filha Laena e o filho Laenor Velaryon. Durante a Dança dos Dragões, ela apoiou a reinvindicação da Princesa Rhaenyra Targaryen, casando seus filhos com ela e Daemon.

Aparência

Rhaenys tinha um rosto magro e cabelos prateados, características valirianas comuns em Targaryen, mas possuía olhos escuros e uma pele acobreada, incomuns na família dela. Seus cabelos lisos costumavam ter penteados altos e sustentado por tiaras ou tranças feitas no topo da cabeça.

Personalidade

A ser adicionado.

Biografia

"Poucos senhores a apoiavam, mas o maior deles era Corlys Velaryon, que controlava a maior frota do reino, e sua esposa Targaryen, Rhaenys, a irmã do antigo rei."
Viserys Targaryen[fnt]

Irmã do antigo rei,[1][N 1] Rhaenys nasceu na Casa Targaryen e eventualmente se casou com Corlys Velaryon, com quem teria os filhos Laena e Laenor Velaryon. Após a morte do antigo rei, Rhaenys disputou contra seu primo, Viserys, a herança do Trono de Ferro, mas foi deixada de lado por ser mulher.[2]

Ela eventualmente apoiaria Rhaenyra contra seu meio-irmão, Aegon II, na sua reivindicação pelo Trono de Ferro, casando Laena com Daemon Targaryen, e Laenor com Rhaenyra, com quem teve três filhos. Eventualmente os filhos de Rhaenys vieram a falecer e Rhaenyra se casou com seu tio, Daemon. Durante a Batalha de Pouso de Gralhas, Rhaenys levou Meleys para enfrentar as tropas de Sor Criston Cole mas caiu na armadilha de Aegon II e seu irmão Aemond, que montavam Sunfyre e Vhagar respectivamente. Apesar dos irmãos Targaryen sairem vitoriosos, com Rhaenys não sendo mais do que uma pilha de cinzas, a batalha foi custosa para o rei, que ficou acamado e queimado, e com seu dragão com uma das asas feridas.[1]

Habilidades

  • Montar dragão: Rhaenys montava Meleys durante a Dança. Sua habilidade permitiu que enfrentasse Aemond e Aegon II juntos em combate, ferindo esse último gravemente.

Árvore genealógica

Lado paterno

Famtree-JaeherysI.webp
Jaehaerys I
Targaryen

"o Conciliador"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alysanne
Targaryen

Falecida

House-Targaryen-heraldry.jpg
Aemon
Targaryen

Falecido
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Jocelyn
Baratheon

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Daella
Targaryen

Falecida
 
House-Arryn-Square.PNG
Rodrik
Arryn

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Baelon
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alyssa
Targaryen

Falecida

Famtree-CorlysVelaryon.png
Corlys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenysVelaryon.png
Rhaenys
Velaryon

n. Targaryen
Falecida
 
Famtree-AemmaArryn2.png
Aemma
Arryn

Falecida
 
Famtree-ViserysITargaryen.png
Viserys I
Targaryen

Falecido
 
Famtree-AlicentHightower.png
Alicent
Hightower

Falecida
 
Famtree-DaemonTargaryen.png
Daemon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-Urtigas.png
Urtigas

Falecida

Famtree-LaenaVelaryon.png
Laena
Velaryon

Falecida
 
Famtree-LaenorVelaryon.png
Laenor
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenyraTargaryen.png
Rhaenyra
Targaryen

Falecida

Famtree-AegonII.png
Aegon II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-HelaenaTargaryen.png
Helaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AemondTargaryen.png
Aemond
Targaryen

Falecido

House-Targaryen-heraldry.jpg
Baela
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-JacaerysVelaryon.png
Jacaerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-LucerysVelaryon.png
Lucerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-JoffreyVelaryon.png
Joffrey
Velaryon

Falecido
 
Famtree-AegonIII.png
Aegon III
Targaryen

Falecido
 
Famtree-ViserysII.png
Viserys II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-PrinceJahaerysTargaryen.png
Jaehaerys
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaehaeraTargaryen.png
Jaehaera
Targaryen

Falecida
 
Famtree-MaelorTargaryen.png
Maelor
Targaryen

Falecido

Casamento

Famtree-CorlysVelaryon.png
Corlys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenysVelaryon.png
Rhaenys
Velaryon

n. Targaryen
Falecida
 
Famtree-VaemondVelaryon.png
Vaemond
Velaryon

Falecido

Famtree-DaemonTargaryen.png
Daemon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-LaenaVelaryon.png
Laena
Velaryon

Falecida
 
Famtree-LaenorVelaryon.png
Laenor
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenyraTargaryen.png
Rhaenyra
Targaryen

Falecida

House-Targaryen-heraldry.jpg
Baela
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-JacaerysVelaryon.png
Jacaerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-LucerysVelaryon.png
Lucerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-JoffreyVelaryon.png
Joffrey
Velaryon

Falecido

Aparições

House of the Dragon: Season 1 appearances
The Heirs of the Dragon The Rogue Prince Episódio 3 Episódio 4 Episódio 5
Episódio 6 Episódio 7 Episódio 8 Episódio 9 Episódio 10

Nos bastidores

"Montadora de dragão e esposa de Lorde Corlys Velaryon, a "Rainha que Nunca Foi" foi deixada de lado como herdeira do trono no Grande Conselho porque o reino favorecia seu primo, Viserys, simplesmente por ser homem."
―Descrição oficial da HBO[fnt]

Rhaenys Velaryon foi interpretada por Eve Best em House of the Dragon.

Ela nunca havia sido mencionada anteriormente na continuidade dos livros como Rhaenys Velaryon. Tanto House of the Dragon, quanto na animação de "Histórias e Tradição" "The Dance of Dragons" no entanto, o sobrenome dela é "Velaryon". Isso não está incorreto em nenhuma das continuidades, visto que com exceção das esposas reais, quando uma donzela se casa com um marido nobre, ela assume seu sobrenome, como Catelyn Tully ter virado Catelyn Stark. Elia Martell por exemplo, não virou Elia Targaryen no entanto, por ter se casado com um membro da família real e herdeiro ao trono (seus filhos no entanto receberam o nome "Targaryen", não "Martell"). Então mesmo que nos livros ela não seja chamada Rhaenys Velaryon diretamente, ela é uma "Velaryon" indiretamente e a continuidade da série não alterou nenhuma regra ao chamá-la de Rhaenys Velaryon.

Na animação de "Histórias e Tradição" especial da quinta temporada de Game of Thrones "The Dance of Dragons", Rhaenys é descrita como a "irmã do antigo rei" e "ex-sogra de Rhaenyra". Devido as limitações da animação em explicar a enorme e complicada árvore genealógica Targaryen, essas duas instâncias ficaram confusas já que, nos livros, Rhaenys é neta de Jaehaerys I e prima de Viserys I, não sendo irmã de nenhum "antigo rei". Isso é explicado de forma simples. Já que como "Histórias e Tradição" são eventos históricos ou lendas narradas com personagens de Game of Thrones recontando-os a sua maneira, erros e inconstâncias nessas narrações são esperadas por parte de tais personagens, sendo intencionais ou não, da mesma forma que em uma conversa comum entre duas pessoas recontando um acontecimento, pode-se haver divergência nos detalhes e até mesmo mentiras ou meias-mentiras. A citação de Rhaenys ser irmã do antigo rei em "The Dance of Dragons" foi apenas um erro do narrador, Viserys Targaryen, que pode ter se lembrado de forma diferente da genealogia de sua família. Quanto a "ex-sogra de Rhaenyra", isso se deve ao fato de que Rhaenys foi sogra de Rhaenyra após ela casar com seu filho Laenor, mas devido a sua morte, ela acabou se casando com Daemon em seguida, fazendo com que Rhaenys deixasse de ser sogra de Rhaenyra. Esse casamento não foi citado diretamente na animação, mas a citação "ex-sogra de Rhaenyra" canoniza a relação de Laenor com ela, assim como os seus três primeiros filhos, Jacaerys, Lucerys e Joffrey, todos de Laenor.

Nos livros

Em Fogo & Sangue, Rhaenyra é neta de Jaehaerys I e filha de Aemon, seu primeiro filho. É descrita como um rosto magro e cabelo cor de prata com riscas brancas. Ela tinha cinquenta e cinco anos durante a Dança dos Dragões e ainda era tão feroz e destemida como quando tinha vinte e um.

Quando Aemon morreu, a sucessão de Jaehaerys I ficou em questão, se deveria ir para Rhaenys ou para Baelon, seu segundo filho. Eventualmente foi decidido que Baelon o sucederia pela preferência em seu sexo, mas ele também acabou falecendo antes de Jaehaerys I, e um Grande Conselho foi convocado em Harrenhal em 101 d.C.. Cerca de 14 candidatos foram considerados, incluindo Rhaenys, Viserys filho de Baelon, e o próprio filho de Rhaenys, Laenor Velaryon. Eventualmente foi-se decidido que Viserys assumiria o trono com um voto de diferença de Laenor. A partir daí, Rhaenys foi chamada de "Rainha Que Nunca Foi".

Assim como em "The Dance of Dragons", Rhaenys monatava Meleys e faleceu em Pouso de Gralhas lutando contra Aegon II e Aemond. É descrito em Fogo & Sangue que ela apoiou Rhaenyra por ter se identificado com sua história e reinvindicação ao trono, sendo deixada de lado por Aegon pelo seu gênero.

Seu nome foi dado em homenagem a Rhaenys, irmã de Aegon I.

Links externos

Referências

Notas

  1. Rhaenys é descrita como "irmã do antigo rei" por Viserys Targaryen em "The Dance of Dragons". Isso pode ter sido um erro do personagem ou uma divergência da continuidade da série e dos livros, visto que em Fogo & Sangue e O Mundo de Gelo e Fogo, Rhaenys não foi irmã de nenhum rei, apenas neta de Jaehaerys I e prima de Viserys I.
Advertisement