Game of Thrones Wiki
Advertisement
"Rhaenys Targaryen" redireciona para cá. Para outros personagens que compartilham o mesmo nome, veja "Rhaenys Targaryen (desambiguação)".
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"Não foi só Aegon e seu dragão, Rhaenys e Visenya também... Rhaenys montava Meraxes, Visenya montava Vhagar..."
Arya Stark[fnt]

Rainha Rhaenys Targaryen foi uma das irmãs-esposas de Aegon, o Conquistador, e o ajudou em sua invasão e conquista de Westeros. Rhaenys e sua irmã Visenya foram, simultaneamente, as primeiras Rainhas Consortes dos Sete Reinos. Uma vez que seu sobrinho Maegor I Targaryen morreu sem filhos, todos os Targaryen subsequentes descenderam de Rhaenys, não de Visenya, através da linhagem de seu único filho, Aenys I Targaryen.

História

Rhaenys e seus irmãos em Pedra do Dragão.

Visenya era irmã de Aegon e Visenya, tendo nascida em Pedra do Dragão, a fortaleza Targaryen no Mar Estreito. Seguindo o costume valiriano, ela e Rhaenys se casaram com Aegon. Todos os três irmãos eram cavaleiros de dragão, com Rhaenys montando o dragão conhecido como Meraxes.[1][2][3] Aegon eventualmente decidiu unificar os sete distintos reinos de Westeros em um só, enviando cartas para todos os senhores, grandes e pequenos, e afirmando que a partir daquele dia ele seria o único rei do país.[4]

Durante a Guerra da Conquista, ela acompanhou seu meio-irmão bastardo, Orys Baratheon, na investida contra Ponta Tempestade e a Casa Durrandon, eventualmente saindo vitoriosos.[5] Ela também montou em Meraxes no Campo de Fogo, quando os Targaryen destruíram o maior exército já reunido contra eles e quebraram a maior parte da resistência ao seu domínio em Westeros.[1][6]

Eventualmente Aegon conseguiu convencer o Alto Septão a coroá-lo, e ambas suas irmãs-esposas estavam presentes na coroação.[7] Rhaenys eventualmente teve um filho, Aenys, que viria a suceder Aegon I no trono.[8] Contudo, Rhaenys acabou perecendo junto com seu dragão na tentativa de conquistar Dorne.[9][10]

Legado

Rhaenys foi lembrada durante a história pelo seu papel na Guerra da Conquista, além de sua falha na submissão de Dorne. Sua linhagem perdurou através das gerações pelo filho de Aenys I, Jaehaerys I Targaryen.[8]

Arya Stark, enquanto se passa por uma garota plebeia servindo em Harrenhal quando ocupado pelos Lannister, conversou com Lorde Tywin sobre a destruição do castelo. Ela mencionou Rhaenys e seu dragão, mas admitia que Visenya era sua heroína.[1]

Habilidades

  • Montar dragão: Rhaenys foi capaz de montar o dragão Meraxes em sua vida, morrendo com ele em Dorne.

Árvore genealógica

Famtree-Visenya.png
Visenya
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonI.png
Aegon I
Targaryen

Falecido
 
Famtree-QueenRhaenysTargaryen.png
Rhaenys
Targaryen

Falecida
 
Famtree-OrysBaratheon.png
Orys
Baratheon

Falecido
 
Famtree-ArgellaDurrandon.png
Argella
Baratheon

n. Durrandon
Falecida

Famtree-AenysTargaryen.png
Aenys I
Targaryen

Falecido
 
House-Velaryon-Square.PNG
Alyssa
Velaryon

Falecida
 
Famtree-MaegorTargaryen.png
Maegor I
Targaryen

Falecido
 
House-Hightower-Square.PNG
Ceryse
Hightower

Falecida
 
Famtree-AlysHarroway.png
Alys
Harroway

Falecida
 
Famtree-Tyanna.png
Tyanna da
Torre

Falecida
 
Famtree-ElinorCostayneBlackBride.png
Elinor
Costayne

Falecida
 
Famtree-JeyneWesterlingBlackBride.png
Jeyne
Westerling

Falecida
 
Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Fundação da
Casa
Baratheon

Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonTargaryenSonOfAenys.png
Aegon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaeherysI.png
Jaehaerys I
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alysanne
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

Nos livros

Nos romances de As Crônicas de Gelo e Fogo, Rhaenys é dita como tendo sido a mais gentil, brincalhona e a menos perigosa das irmãs de Aegon. Enquanto ela montou seu dragão na batalha, ela não era uma guerreira da mesma maneira que o irmão e a irmã e ao contrário de eles não possuíam uma espada de aço Valiriano.

Ela teve um filho com Aegon, chamado Aenys, que mais tarde se tornou o segundo rei no Trono de Ferro após a morte de Aegon. Aenys foi seguido por seu meio-irmão Maegor, o Cruel, mas após sua morte, Jaehaerys, filho de Aenys, herdou o trono. Isso significa que todos os membros posteriores de Casa Targaryen, incluindo Daenerys, são descendentes de Rhaenys.

Em O Mundo de Gelo e Fogo, revela-se que Aegon amava Rhaenys mais do que sua irmã, passando dez noites com ela para cada uma que passava com Visenya. No entanto, enquanto Rhaenys era realmente a mais suave das duas, ela ainda era uma guerreira feroz. Ela era a mais jovem dos três irmãos Targaryen filhos de Aerion, Senhor de Pedra do Dragão e sua esposa, Valaena Velaryon. Ela se tornou uma montadora de dragões em uma idade muito jovem e durante a Guerra da Conquista, ajudou o assalto de Orys Baratheon a Ponta Tempestade. Ela também liderou a invasão de Dorne, mas os dorneses recusaram uma batalha em campo e resistiram, em vez disso, através de guerrilha. Rhaenys voou diretamente para Lançassolar para exigir a rendição da princesa Meria que, em vez disso, disse: "Esta é Dorne. Você não é bem-vinda aqui, volte ao seu ninho". Rhaenys respondeu que voltaria com "fogo e sangue". O exército de Targaryen retirou-se de Dorne, deixando o país desencadeado.

Como rainha, Rhaenys liderou ativamente os esforços de seu irmão para unir o reino em uma entidade sólida e duradoura. Ela organizou casamentos entre as Grandes Casas para impedir velhas rivalidades, tendo a filha de Lorde Torrhen Stark casada com o Senhor do Vale sobre as objeções de seus irmãos. Ela também trouxe cantores e artistas para que eles pudessem fazer canções dos Targaryen e fazê-los parecer fortes e presentes para o reino. Parece que uma rivalidade entre Rhaenys e Visenya pelas afeições de Aegon e para a melhor maneira de governar o reino dividiu a corte.

Em 4 d.C., Rhaenys se juntou a Aegon I em seus esforços renovados para conquistar Dorne, no entanto, isso também não teve êxito. Rhaenys e seu dragão, Meraxes, foram mortos durante esta guerra por uma flecha. A fúria de Aegon e o sofrimento pela perda de sua esposa favorita levaram ele e Visenya a queimar todos os castelos de Dorne por dois anos.

Rhaenys deu a Aegon pelo menos um filho, Aenys, que sucedeu a seu pai no Trono de Ferro. Embora o filho de Visenya, Maegor, tenha tomado o trono para ele após a morte de Aenys, seu governo cruel transformou todo o reino contra ele e a nobreza o abandonou em favor do filho de Aenys, o neto de Rhaenys, Jaehaerys, que tomou o trono de seu tio. Como tal, os descendentes de Rhaenys governaram os Sete Reinos em vez de Visenya e Daenerys é seu descendente direto.

Links externos

Referências

Advertisement