FANDOM

House-Sábios Mestres-Main-Shield
House-Sábios Mestres-Main-Shield

Razdal mo Eraz era um comerciante de escravos da cidade de Yunkai, na costa da Baía dos Escravos, e um dos Sábios Mestres, a elite governante da cidade.

Biografia

antes

Razdal mo Eraz é um rico comerciante de Yunkish. Ele é fluente na Língua Comum de Westeros.

Ao contrário de Kraznys mo Nakloz de Astapor, Razdal não é um fanfarrão, mas perspicaz e politicamente experiente. Um homem reservado e calculista, ele é capaz de ser educado quando é politicamente conveniente. Enquanto ele ainda é capaz de fazer ameaças, eles são subjugados, parte das táticas de negociação calculadas em vez de explosões emocionais.

Como muitos dos Sábios Mestres, ele se orgulha da descendência de Yunkai do antigo Império Ghiscari, que já era velho e poderoso quando o Feudo Livre de Valíria era jovem.

3ª Temporada

Razdal mo Eraz é enviado pelos Sábios Mestres para negociar com Daenerys Targaryen quando ela coloca o acampamento fora de Yunkai e envia uma mensagem exigindo a rendição da cidade. Ele chega no topo de um palanquin carregado por vários escravos. Depois de ser anunciado, ele vem muito perto de Daenerys, mas é intimidado por seus dragões. Razdal oferece presentes a de ouro e navios Daenerys para ela viajar de volta para Westeros, para que Yunkai seja deixado em paz. Daenerys oferece a Razdal sua própria vida se ele voltar para o Sábios Mestres e garantir que todos os escravos sejam liberados e pagos por seus anos de serviço, ou então ela irá destruir Yunkai.

Implacável em sua ousadia, Razdal é desafiante e retorta que Yunkai tem aliados poderosos e que, após a batalha que vem, os Yunkai'i escravizarão os sobreviventes, mesmo a própria Daenerys, levando Drogon a assobiar furiosamente. Ele lembra a Daenerys que foi oferecido segurança, mas ela responde que seus dragões reagem mal quando sua "Mãe" é ameaçada. Razdal ordena que seus escravos retomem o ouro, mas o furioso Drogon se interpõe em seu caminho. Daenerys então o manda e mantém o ouro, quando Razdal volta para o palanquim, murmurando maldições.[1]

6ª Temporada

Razdal representa os Sábios Mestres de Yunkai e ao lado de Belicho Paenymion de Volantis e Yezzan zo Qaggaz de Astapor. Eles participam de uma reunião com Tyrion Lannister, que está trabalhando para cortar o apoio dessas cidades aos Filhos da Harpia. Quando Tyrion tenta tranquilizar os enviados que Daenerys não demora na Baía dos Escravos, Razdal lembra à assembleia que, na última vez que ele ofereceu à Daenerys a chance de retornar a Westeros, rejeitou o acordo. Razdal parece intrigado com a proposta de Tyrion de acabar com a escravidão em Astapor e Yunkai gradualmente com reparações, mas parece pouco impressionado pelas putas que Tyrion oferece aos enviados no final da reunião.[2]

Mais tarde, os Mestres rompem seu pacto com Meereen e atacam a cidade com uma grande frota. Depois de bombardear a cidade com trebuches flamejantes, os três emissários encontram Daenerys e sua comitiva para exigir sua rendição. Dizem a Dany que eles vão deixar que ela e Tyrion deixem a cidade se eles entregassem os Imaculados e Missandei para serem revendidos na escravidão e seus dragões para serem abatidos. Daenerys esclarece que a reunião foi sua, oferecendo-lhes uma chance de render-se.

Um momento depois, Drogon voa e intimida os emissários, com Dany sunindo em suas costas logo depois. Ela monta Drogon na baía enquanto Rhaegal e Viserion emergem de uma pirâmide para se juntar a eles e eles começam a queimar um navio atacante. É evidente para Razdal que cometeu um grave erro. Os soldados dos mestres os abandonam, e Missandei anuncia que um dos três mestres deve morrer, como castigo por sua desobediência.

Yezzan, o de mais baixo nascimento dos três, é imediatamente feito bode expiatório pelos outros dois. Verme Cinzento, em vez disso, mata Razdal e Belicho com uma única barra de sua adaga.[3]

Aparências

Nos Livros

Nos livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo, o enviado enviado pelos Sábios Mestres para discutir com Daenerys Targaryen é chamado Grazdan mo Eraz. Ele chega em um camelo branco com soldados. Ele é descrito como magro e duro. Ele também tem o cabelo apontado como um chifre de unicórnio (Ghiscari aristocrático nas novelas provocam seus cabelos em formas exóticas, mas isso foi omitido na série de TV).

Ele não ofereceu nenhum navio ou uma enorme quantidade de barras de ouro, apenas um baú de moedas de ouro. Ele afirmou que escravizaria os sobreviventes e a própria Daenerys antes de oferecer o ouro. Ele afirma que se eles lutam e derrotem Daenerys, eles a venderão como para uma das Cidades Livres, pois os homens pagariam bem para fazer sexo com a última Targaryen. Ao comando de Daenerys, Drogon escuta fogo em Grazdan, incendiando seu tokar. Ele grita em protesto que Daenerys jurou que deveria ter uma conduta segura. Daenerys insultou-o por sujar as calças e choramingar sobre um tokar e mandá-o embora, mas não guarda o ouro.

No quinto livro, Grazdan viaja para Volantis para persuadir os Triarcas a se juntarem à coalizão que Yunkai formou com outras cidades contra Daenerys, oferecendo subornos e espalhando falsas histórias de terror sobre Daenerys e conseguiu.

Grazdan não é especificamente mencionado entre os senhores de Yunkish que participam do cerco de Meereen e da seguinte batalha. Ao contrário do show, seu destino e seu paradeiro são incertos.

A série renomeou-o, como foi feito com o Mestre Astapori, Grazdan Mo Ullhor, que foi renomeado como Greizhen Mo Ullhor. "Grazdan" é um nome muito comum Baía dos Escravos, devido ao fato de que o fundador do antigo Empire Ghiscari há mais de cinco mil anos foi Grazdan o Grande.