FANDOM

"É um mundo grande e lindo. A maioria de nós vive e morre no mesmo lugar em que nasceu e não vê nada dele. Não quero ser como a maioria."
―Príncipe Oberyn Martell[fonte]
The known world HBO

Um mapa do mundo conhecido com os locais mais importantes marcados. Sothoryos não está incluído nesse mapa.

O mundo conhecido de Game of Thrones não tem um nome geral ou oficial. Personagens dentro da história simplesmente referem-se a ele como "o mundo". Na atualidade da série, o mundo conhecido consiste de três continentes descobertos: Westeros, Essos, e Sothoryos. Existem também inúmeras ilhas e arquipélagos, incluindo o Passopedra, as Ilhas de Verão e o Reino de Ibben.

Continentes

  • Westeros: Localizado no extremo oeste do mundo conhecido, Westeros se estende a sul, desde a região polar do norte, por aproximadamente 3 000 milhas. A maior parte do continente está unida em uma entidade política chamada de Sete Reinos, governada pelo Rei no Trono de Ferro na cidade de Porto Real. A maior parte da ação em Game of Thrones ocorre em Westeros.
  • Essos: Separado de Westeros pelo Mar Estreito, Essos se estende a oeste por centenas de milhas. É maior do que Westeros, mas menos densamente povoado. A borda ocidental do continente é controlada pelas nova Cidades Livres, enquanto as cidades-estado da Baía dos Dragões é localizada na região centro-sul. Mais a leste está Qarth e o fabuloso Mar de Jade, onde Essos parcialmente se encerra. A longa borda oriental de Essos é inexplorada, estando além da lendária Asshai e das proibidas Terras das Sombras. Muito do interior continental oeste do Mar de Jade é controlado por guerreiros tribais conhecidos como Dothraki.
  • Sothoryos: Relativamente pouco conhecido, Sothoryos está localizado a sul de Essos, no lado direito do Mar de Verão. É um grande continente consistido de desertos e selvas. É dito ser um refúgio para pragas e animais perigosos, e não foi muito explorado além da região costeira norte.

Mares e oceanos

  • O Mar do Poente encontra-se a oeste de Westeros. Ninguém cruzou com sucesso o mar de verão com informações confiáveis sobre quaisquer terras que possam existir.
  • O Mar de Verão encontra-se a sul de Westeros e Essos, dividindo o último de Sothoryos. As Ilhas de Verão se encontram nele. A extensão do oceano sul das Ilhas do Verão é desconhecida. O mar de verão também inclui a Baía dos Dragões e o Golfo da Mágua.
  • O Mar Tremente encontra-se a nordeste de Westeros e a norte de Essos, separando o último da região polar norte. Ibben e Skagos são as ilhas mais notáveis do Mar Tremente. Durante o inverno, o Mar Tremente se torna muito mais hostil de atravessar.
  • O Mar Estreito divide Westeros de Essos, além de conectar o Mar de Verão ao sul do Mar Tremente no norte. Embora seja menor que a maioria dos outros mares, ainda carrega centenas de milhas, apresentando um obstáculo formidável para atividade militar entre os dois continentes. Durante o inverno, o Mar Estreito se torna muito mais complicado de atravessar devido as tempestades e os fortes ventos vindos do norte. O mar estreito também inclui a Baía da Água Negra, o Mar de Dorne e o Mar de Myrth.
  • O Mar de Jade encontra-se no extremo leste do mundo conhecido, além do Mar Dothraki e de Qarth. Os Estreitos de Qarth (também conhecidos como os Portões de Jade) conectam o Mar de Jade com o Mar de Verão, tornando Qarth o ponto central para o comércio marítimo oeste-leste. Yi Ti e Asshai são localizados ao longo da costa do Mar de Jade. Os comerciantes corajosos ficam ricos ao realizar o "círculo comercial" ao redor do Mar de Jade, negociando entre as poderosas cidades-estado e os reinos mercantes do distante leste, e então trazendo essas riquezas de volta a Westeros e as Cidades Livres. Essa jornada costuma durar dois anos ou mais.