FANDOM

"Não era apenas Aegon montando seu dragão, eram Rhaenys e Visenya também... Rhaenys montou Meraxes, Visenya montou Vhagar"
Arya Stark[fonte]

Meraxes era o dragão montado por Rhaenys Targaryen durante a Guerra da Conquista. Meraxes foi dito como sendo capaz de engolir um cavalo inteiro. Participou do Campo de Fogo, mas foi derrubado por uma flecha Dornish na Primeira Guerra Dornish, caindo para morte com Rhaenys nas costas.

Nos Livros

Rhaenys and Meria

A princesa Meria desafia a Rainha Rhaenys.

Meraxes é descrito como tendo "escamas de prata", embora não seja claro se era uma cor sólida em todo ou se sua cor primária era de prata e tinha uma cor secundária diferente. Ambos, Balerion e Drogon tiveram preto como sua cor primária, com vermelho como uma cor secundária ao longo de seus chifres, placas espinhais e membranas de asa. Meraxes também é notado como tendo olhos dourados. Drogon é descrito como tendo olhos vermelhos também - o que pode implicar que a cor secundária de um dragão em seus chifres também corresponde à sua cor dos olhos, o que, se verdadeiro, indicaria que Meraxes tinham ouro como cor secundária. Isso não é necessariamente verdadeiro, no entanto, como alguns dragões foram notados como sendo uma cor sólida por toda parte, sem cores secundárias.

Quatro anos depois de Aegon eu foi coroado, os Targaryens consolidaram sua posição sobre os outros reinos o suficiente para lançar outra invasão determinada a Dorne, conhecida como a Primeira Guerra Dornish. Mais uma vez, os Dorneses recorreram a táticas de guerrilha em vez de batalhas abertas, assediaram os exércitos dos Targaryen e recuaram - massacrando o grande exército que tentaram liderar através das Montanhas Rojas.

Rhaenys e Meraxes foram mortos durante a guerra em 10 d.C. Em Toca do Inferno, no meio do deserto central de Dorne, Meraxes morreu quando uma flecha o acertou no olho e invadiu seu cérebro, matando-a instantaneamente no meio do ar. Rhaenys provavelmente morreu quando o dragão despencou centenas de pés no chão - embora boatos não fundados (ou mitos) alegam que Rhaenys sobreviveu à queda, gravemente ferida, mas os Dorneses lentamente a torturaram e a mutilaram até a morte por vingança. No final da guerra em 13 d.C, o Dorneses retornaram o crânio de Meraxes a Porto Real como uma oferta de paz.

George RR Martin apenas revelou os detalhes da morte de Meraxes algum tempo depois que ele escreveu o primeiro romance, que apresenta um enigma: quando Tyrion viu os três maiores crânios de dragões mantidos sob a Fortaleza Vermelha, ele pensou que o menor pertencia a Vhagar, que era de fato, o menor no momento da Guerra da Conquista. A revelação de que Vhagar superou Meraxes complica isso, no entanto, e de fato outro livro declara que quando Vhagar morreu 130 anos após a Guerra da Conquista, ela havia crescido quase tão grande quanto Balerion. A resposta simples é provavelmente a mesma coisa que com todas as narrações de POV, o POV de Tyrion não é objetivamente verdade e ele simplesmente assumiu que o menor crânio pertencia a Vhagar - mesmo que, logicamente, ele deveria ter pertencido a Meraxes.