FANDOM

O Mar de Jade é um grande corpo de água localizado no extremo leste do mundo explorado, além dos Estreitos de Qarth, que o separam do Mar de Verão.[1]

Geografia

O Mar de Jade banha três dos quatro continentes conhecidos, Essos, Sothoryos e Ulthos. Liga-se ao Mar de Verão por dois estreitos, o Estreito de Canela e os Portões de Jade. Existem inúmeras ilhas em suas águas, pode se destacar:

Além de ilhas, o Mar de Jade banha a costa de inúmeras cidades, Asshai, Jinqi, Yin e Asabhad no continente e Leng Yi, Leng Ma, Turrani, Porto Moraq e Zabhad nas ilhas.[2]

Sobre

Existe um círculo de comerciários que carrega mercadores em volta do Mar de Jade.[3] Se leva, aproximadamente, dois anos para viajar de Pentos até o Mar de Jade e voltar, com as melhores condições.[4] Tirando comerciantes, poucos de Westeros visitam a área, e pouco se sabe dela, exceto que cidades como Yi Ti e Asshai ficam em sua costa. é considerado um nome exótico, evocando fábulas, mitos e aventuras para aqueles em Westeros.[5][6] Além de Yi Ti, em algum lugar de suas margens orientais, se supõe que exista a fantástica cidade dos poetas.[7]

Referências

  1. Trade With Asshai (26 de Agosto de 2000), So Spake Martin
  2. The Lands of Ice and Fire, The Know World
  3. A Fúria dos Reis, Capítulo 27, Daenerys
  4. A Dança dos Dragões, Capítulo 5, Tyrion
  5. A Guerra dos Tronos, Capítulo 3, Daenerys
  6. A Guerra dos Tronos, Capítulo 17, Bran

Predefinição:RegiõesMardeJadeYiTi Predefinição:RegiõesSothoryos