FANDOM

Manticoras são insetos altamente agressivos e extremamente venenosos do continente de Essos.

Presença

Manticoras são originários de várias ilhas tropicais no Mar de Jade, no leste distante além de Qarth.

O veneno de Manticora é um dos venenos conhecidos mais mortíferos, no entanto, e, como resultado, as manticoras foram importados para as coleções de assassinos e alquimistas em todo o mundo. A cidade de Mantarys, a leste das Cidades Livres e a oeste da Baía dos Escravos, é particularmente conhecida como produtora de manticoras para extração de veneno.[1]

Biologia

Manticoras são fisicamente semelhantes aos escorpiões, mas podem crescer quase tão grandes quanto uma lagosta. Possuem seis pernas e uma cauda longa, que se curva sobre o corpo, pendurada sobre a cabeça. Elas têm uma série de espinhas de aparência ameaçadora em cada segmento do corpo, subindo os lados do corpo e da cauda. Eles são na sua maioria de cor verde, com um brilho iridis.[2]

Suas características mais reconhecidas são os desenhos nas placas de seus corpos, particularmente a marcação na placa final de suas caudas que se assemelha a um rosto humano.

Veneno de manticora é extremamente letal, e até mesmo uma única picada geralmente é mais que suficiente para matar uma pessoa. O veneno extraído de manticora é um dos venenos mais potentes utilizados pelos assassinos do mundo: um uso é o de revestir as armas com uma lâmina para que mesmo um único arranhão mate.[1]

História

3ª Temporada

Um agente dos Feiticeiros de Qarth tenta assassinar Daenerys Targaryen usando um manticore escondido dentro de uma esfera de madeira oca. Antes que a criatura possa prejudicar Daenerys com sua picada letal, Ser Barristan Selmy empala com uma adaga, matando-a.[2]

4ª Temporada

Grande Meistre Pycelle e Qyburn avaliam que Oberyn Martell cobriu sua lança com veneno de manticora antes de seu duelo com Sor Gregor Clegane. Enquanto Gregor ganhou o duelo esmagando a cabeça de Oberyn, as feridas envenenadas que ele pegou deixaram-no em agonia, e ele então ficou em coma. Os efeitos do veneno são horríveis, fazendo com que a carne em torno das feridas de Gregor fiquem putrefátas, o que produz um mau cheiro horrível. Pycelle lamenta profundamente a rainha Cersei Lannister que Ser Gregor está além de qualquer esperança de cura, mas Qyburn insiste em que ele possa usar o conhecimento que obteve com a experimentação humana não ética para salvar a vida de Gregor. Cersei dá-lhe permissão para prosseguir, embora ele avise que o processo irá "mudar" Gregor.[1]

Nos Livros

Em As Crônicas de Gelo e Fogo, as manticoras são insetos venenosos de Essos, que se diz viverem nas ilhas cheias de selva do Mar de Jade, entre Qarth e Asshai distante. Elas têm uma picada venenosa que é fatal para os seres humanos e mata o instante em que atinge o coração, a menos que um agente de coagulação seja usado para espessá-lo e atrasar seus efeitos fatais. O veneno de Manticora é um dos venenos mais mortíferos do mundo conhecido e é altamente procurado por alquimistas, Meistres e (acima de tudo) assassinos. Assim, os insetos foram importados para coleções particulares em Essos e Westeros: Syrio Forel menciona que viu um em uma coleção de animais exóticos em Braavos, e Daenerys Targaryen vê uma manticora enjaulada nas bancas do mercado de Vaes Dothrak.

Ao tratar Gregor Clegane, Qyburn teoriza que Oberyn usou seu extenso conhecimento de venenos para adicionar um agente de coagulação ao veneno de manticora com o qual ele cobriu a lança, engrossando-o para diminuir seu progresso através das veias em direção ao coração, arrastando a agonia de Gregor. Isso também explica por que Oberyn não terminou Gregor quando ele teve a chance: ele nunca teve a intenção de dar-lhe a mercê de uma morte rápida.

Dentro das culturas de Westeros e Essos, a lendário manticora (após o qual o inseto toma seu nome) é uma criatura quimérica com uma cabeça humana, um corpo de leão e uma cauda de escorpião. Pedra do Dragão é adornada com gárgulas na forma de manticores. Um manticore também é o símbolo da casa Lorch.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Os Filhos
  2. 2,0 2,1 Valar Dohaeris