FANDOM

Os leões são predadores felinos encontrados em Westeros e de outros continentes. Leões tem um lugar de destaque na heráldica Westeros, tais como os das Casas Lannister e da Grandison e da extinta Casa Reyne.

Lorde Tytos Lannister quase foi morto por uma leoa, mas foi salvo pelo mestre dos cães de Rochedo Casterly.

Nos Livros

N'As Crônicas de Gelo e Fogo, os leões habitavam as colinas das Terras Ocidentais de Westeros, mas foram quase caçados até a extinção. Um famoso atacou Lord Tytos Lannister, o pai de Tywin Lannister, mas mesmo naqueles dias eles eram considerados raros. Seu número diminuiu ainda mais nos últimos anos, e eles podem estar extintos na natureza de Westeros.

Quando a rainha Cersei Lannister era uma criança, leões enjaulados foram mantidos nas entranhas de Rochedo Casterly, um legado dos dias de seu avô Tytos. Ela e Jaime se atreveram a subir para dentro da gaiola e, uma vez que deslizou a mão entre duas barras e tocou um dos leões; ele olhou para ela, então lambeu os dedos. Cersei ousou Jaime para puxar a melodia do leão, mas ele não era tão ousado quanto ela era.

Em contrapartida, as populações de leões selvagens aparentemente ainda prosperam em muitas das regiões abertas do Essos. As planícies do mar Dothraki são habitadas por uma subespécie branca de leão, chamada hrakkar pelos Dothraki. Os leões também são uma visão comum em muitas coleções privadas nas cidades de Essos, tanto para exibição como para combate em poços de combate. O Príncipe de Pentos é mencionado mantendo leões em sua casa privada.

Na vida real, os leões habitavam o sul da Europa até os tempos históricos, quando a invasão humana gradualmente os levou à extinção. A demanda do Império Romano por leões e outros grandes animais para lutar e morrer nos coliseus também desempenhou um papel importante na diminuição de seus números.