FANDOM

Numerosas línguas diferentes são usadas no Mundo Conhecido, através dos três continentes de Westeros, Essos e Sothoryos.

Westeros

Somente duas línguas importantes são usadas em números significativos em Westeros: a "Língua Antiga" e a "Língua Comum" dos Ândalos, que a substituiu quase que inteiramente.

Os seres humanos originais que migraram para Westeros há cerca de 12 mil anos, os Primeiros Homens, falaram sua própria língua agora chamada "Língua Antiga". Eles não possuíam um sistema de escrita mais avançado do que runas, então eles não faziam histórias escritas.

Quando os ândalos invadiram Westeros há cerca de 6.000 anos, impuseram sua cultura e sua linguagem em seus novos domínios. O idioma dos Ândals agora é conhecido simplesmente como "Língua Comum", e nos dias modernos é falado em toda a maioria esmagadora de Westeros. Os Ândalos também apresentaram seu sistema de escrita junto com sua linguagem, então as histórias escritas não datam antes da invasão Ândala. Também é usado extensivamente em áreas de Essos que estão em contato comercial com a Westeros, como as Cidades Livres, e também a Baía dos Escravos e Qarth. Mesmo no norte de Westeros, onde os Primeiros Homens liderados pela Casa Stark conseguiram repelir os invasores, ao longo dos séculos, os nortenhos adotaram a Língua comum de seus vizinhos do sul. Certos nomes de lugares e nomes pessoais utilizados no Norte derivam da Língua Antiga e, portanto, são notadamente distintos dos nomes no sul, mas o idioma não é mais usado. A Língua Antiga só é ativamente usada pelos selvagens nas terras Para Lá da Muralha, embora através de contatos comerciais e invasões, muitos selvagens também conhecem a Língua Comum. Os gigantes do norte da muralha falam a língua antiga apenas.

Enquanto os Roinares que migraram para Westeros há mil anos possuíam sua própria língua, eles a abandonaram em favor da língua comum quando se estabeleceram em Dorne e se misturaram com a população local. Portanto, semelhante ao Norte, os dorneses modernos podem usar nomes de lugares e nomes pessoais que tenham uma origem única em comparação com outras partes de Westeros dominadas pelos Ândalos, mas ainda falam a língua comum.

Acredita-se que os Caminhantes Brancos não humanos da lenda possuam sua própria língua, que soava como o crepitar do gelo, conhecido como "Skroth". Não se sabe que nenhum ser humano já falou, nem os exemplos sobreviventes já foram mencionados.

Essos

Em contraste com Westeros, uma variedade de idiomas são falados em Essos. A tradutora profissional-escrava de Missandei na Baía dos Escravos conhece dezenas de línguas diferentes, incluindo a língua comum de Westeros.[1]

Línguas valirianas

Veja: Alto Valiriano e Baixo Valiriano

Grande parte do continente já foi dominada pelo antiga Valíria há milhares de anos, estendendo-se do que são agora as cidades livres no oeste, até a Baía dos Escravos no leste. Os valírianos forçaram os povos que subjugaram a falar (ou pelo menos poder conversar) na sua língua, agora conhecida como "alto valiriano". Após a Perdição de Valíria há 400 anos, Alto Valiriano deixou de ser falado como uma linguagem cotidiana, tornando-se uma linguagem lustrosa para homens e estudiosos cultos pesquisando o conhecimento de Valyria perdida, mesmo em Westeros.

Ao longo dos quatro séculos seguintes, sem a influência central do império valiriano, o discurso de seus descendentes e ex-colônias mudou para um novo grupo linguístico conhecido como "Baixo Valiriano" ou "Valiriano Bastardo". Baixo Valiriano não é um idioma, tanto quanto uma família de diversos dialetos bem a caminho de se tornarem línguas separadas (tanto assim que mesmo aqueles que falam um podem não ser capazes de falar outro, e sem inteligibilidade mútua, poderia argumentar-se que eles realmente se tornaram línguas separadas).

Cada uma das Nove Cidades Livres tem seu próprio dialeto/idioma de Baixo Valiriano. Estes incluem Braavosi (Braavos), Lorathi (Lorath), Lysene (Lys), Myrish (Myr), Norvoshi (Norvos), Pentoshi (Pentos), Qohorik (Qohor), Tyroshi (Tyrosh) e Volantene (Volantis). A Baía dos Escravos também tem seu próprio dialeto/idioma de Baixo Valiriano, fazendo um total de dez ramos diferentes. O Baixo Valirianp da Baía do Escravo é um pouco influenciado pela antiga língua Ghiscari do Império Ghiscari caído, mas deve mais a sua descida ao Alto Valiriano do que as antigas línguas locais.

Dothraki

Veja: Dothraki (idioma)

Os cavaleiros nômades das planícies centrais de Essos, os Dothraki, possuem sua própria linguagem única.

Lhazar

Os Lhazareen têm sua própria língua, não derivada de Valíria.

Qarth

Qarth nunca foi parte da Cidade Franca de Valíria e possui sua própria linguagem (ou línguas) únicas. Como a sua própria língua geralmente é considerada muito difícil para os estrangeiros se pronunciarem, Qartheen frequentemente falam a Língua Comum aos comerciantes e visitantes da Westeros por causa da conveniência.

Asshai'i

Veja: Asshai'i (idioma)

As terras meio lendárias do Oriente distante, Asshai'i e as Terras das Sombras, possuem sua própria linguagem misteriosa, que se diz ser usada em feitiços mágicos.

Nos Livros

Referências

  1. Segundos Filhos (episódio)
pt-br:Línguas