FANDOM

Joramun

"Para sua sorte, os Povo Livre se uniu a um Rei-Pra-Lá-da-Muralha, como faremos quando for necessário." ― Ygritte
Joramun foi um lendário Rei-Pra-Lá-da-Muralha.

Biografia

Segundo a lenda, Joramun reuniu o Povo Livre para batalhar contra o Rei da Noite, que fez da Patrulha da Noite seu exército pessoal. Ele juntou forças com Brandon, o Transgresso, o Rei Stark de Inverno, e juntos derrubaram o Rei da Noite.

Nos livros

Nos romances As Crônicas de Gelo e Fogo, Joramun é um lendário Rei-Pra-Lá-da-Muralha que não apenas lutou contra o Rei da Noite, mas também soprou o Chifre de Inverno para acordar os gigantes da terra.

De acordo com Mance Rayder e Ygritte, o Chifre também é capaz de derrubar a Muralha, mas isso nunca foi mencionado na lenda original.

Dado que o Rei da Noite era somente o décimo terceiro Lorde Comandante da Patrulha da Noite, ele e Joramun viveram relativamente pouco depois da Muralha ser concluída - o que pode implicar que Joramun foi o primeiro Rei-Pra-Lá-da-Muralha, embora isto não tenha sido confirmado.

Quando Jon Snow vem negociar com Mance Rayder (na verdade, para matá-lo), Mance mostra-lhe um enorme chifre, alegando que é o lendário Chifre de Inverno. Ele diz a Jon para entregar um ultimato ao Castelo Negro: a menos que os selvagens tenham permissão para atravessar a Muralha dentro de três dias, ele irá assoprar Chifre e destruir a Muralha. O Chifre é destruído enquanto Mance é executado. No entanto, mais tarde, Tormund diz a Jon que o Chifre destruído era falso; Mance nunca encontrou o Chifre verdadeiro. Há uma teoria de que o chifre de guerra quebrado que Sam possui é o Chifre de Inverno, mas não foi verificado até agora.

Referências

  1. "A Patrulha da Noite (História e Tradição)"