Game of Thrones Wiki
Advertisement
Este artigo é sobre o filho de Aenys I e rei que ascendeu ao trono após a morte de Maegor I. Para o filho de Aegon II, veja Jaehaerys Targaryen.
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"Estamos a oeste de Castelo Negro, mas Fortenoite é o mais próximo de nós. Foi o primeiro castelo na Muralha. A Patrulha o abandonou durante o reinado do Rei Jaehaerys Primeiro."
Samwell Tarly, para Gilly, sobre Fortenoite[fnt]

Rei Jaehaerys I Targaryen, também conhecido como Jaehaerys, o Conciliador e Jaehaerys, o Sábio, foi o segundo filho de Aenys I que se ergueu contra seu tio Maegor I, o Cruel, após a morte de seu irmão Aegon, que teve o Trono de Ferro usurpado por ele. Jaehaerys tomou a coroa e se casou com sua irmã mais nova, Alysanne. Seus descendentes continuaram ascendendo ao trono. Ele era referido oficialmente como Jaehaerys da Casa Targaryen, o Primeiro de Seu Nome, Rei dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhor dos Sete Reinos e Protetor do Território.

Aparência

Jaehaerys I se tornou um homem velho e sábio. Apesar de ser representado historicamente com longos cabelos e barba branca sua velhice,[1] Jaehaerys na realidade cultivou um cabelo e uma barba curta porém cheia, porém aparada. Geralmente usava roupas brancas finas e bem ornamentadas com ouro. Sua própria coroa era dourada e possuía o sigilo Targaryen no centro.[2]

Biografia

Filho mais novo de Aenys I com a Rainha Alyssa, Jaehaerys nasceu próximo do Levante da Fé Militante, que causou problemas de sucessão quando o seu tio, Maegor, o Cruel, usurpou o trono de seu irmão mais velho Aegon quando Aenys I morreu em Pedra do Dragão devido ao estresse das revoltas recentes. Tendo ficado escondido e fora de alcance junto de sua irmã Alysanne.[1][3]

Quando Aegon faleceu, Maegor I se casou com Rhaena Targaryen, viúva de Aegon e irmã mais velha de Jaehaerys. Ela foi obrigada a se tornar uma das Noivas de Preto de Maegor que estava tendo problemas em gerar um herdeiro. Quando a Fé Militante se reergueu, vários nobres senhores passaram a apoiar não só as suas revoltas, como também a ascensão de Jaehaerys no lugar do seu tio, que tinha ganhado a alcunha de "o Cruel". Rhaena conseguiu fugir com seu dragão Dreamfyre e se uniu aos de Jaehaerys e Alysanne, Vermithor e Asaprata respectivamente.[3]

Quando Maegor I foi encontrado morto no Trono de Ferro, Jaehaerys I ascendeu e fez as pazes com a Fé dos Sete, desarmando de vez a Fé Militante e permitindo casamentos incestuosos apenas dentro da linhagem Targaryen.[1] Sua Mão do Rei foi o Septão Barth, que governou tão bem que os nobres acreditavam ser fruto de magia, dando pelo menos 40 prósperos anos ao rei.[4] Também em seu reinado, Jaehaerys I chegou a retirar a Patrulha da Noite do castelo Fortenoite, que era muito grande e difícil de se manter. Em troca, ele ajudou a construir Lago Profundo, que passou a ser a nova sede da ordem juramentada.[5]

Grande Conselho de Harrenhal

Devido a morte precoce de seus filhos, a sucessão ao trono se tornou incerta. Jaehaerys I convocou o Grande Conselho de Harrenhal para se decidir quem o seguiria, dentre os quais os candidatos mais fortes eram sua neta Rhaenys Velaryon e o Príncipe Viserys Targaryen. No fim, foi-se decidido que Viserys tinha preferêrncia devido a seu gênero.[6]

Legado

Jaehaerys I foi lembrado como o "rei mais sábio de todos", e tendo feito grande ajuda para os Sete Reinos em um reinado próspero e pacífico.[4]

A caminho para Fortenoite, Samwell contou a Gilly a história do castelo e de como ele foi abandonado no reinado de Jaehaerys I.[5]

Habilidades

  • Montar dragão: Jaehaerys, sua irmã-esposa Alysanne, e sua irmã mais velha Rhaena, se uniram contra Maegor I juntando seus três dragões. Ele tinha um laço com Vermithor.

Árvore genealógica

Parentesco

Famtree-Visenya.png
Visenya
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonI.png
Aegon I
Targaryen

"Conquistador"
Falecido
 
Famtree-QueenRhaenysTargaryen.png
Rhaenys
Targaryen

Falecida
 
Famtree-OrysBaratheon.png
Orys
Baratheon

Falecido
 
Famtree-ArgellaDurrandon.png
Argella
Baratheon

n. Durrandon
Falecida

Famtree-AenysTargaryen.png
Aenys I
Targaryen

Falecido
 
House-Velaryon-Square.PNG
Alyssa
Velaryon

Falecida
 
Famtree-MaegorTargaryen.png
Maegor I
Targaryen

"o Cruel"
Falecido
 
House-Hightower-Square.PNG
Ceryse
Hightower

Falecida
 
Famtree-AlysHarroway.png
Alys
Harroway

Falecida
 
Famtree-Tyanna.png
Tyanna da
Torre

Falecida
 
Famtree-ElinorCostayneBlackBride.png
Elinor
Costayne

Falecida
 
Famtree-JeyneWesterlingBlackBride.png
Jeyne
Westerling

Falecida
 
Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Fundação da
Casa
Baratheon

Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonTargaryenSonOfAenys.png
Aegon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaeherysI.webp
Jaehaerys I
Targaryen

"o Conciliador"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alysanne
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

Descendentes

Famtree-JaeherysI.webp
Jaehaerys I
Targaryen

"o Conciliador"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alysanne
Targaryen

Falecida

House-Targaryen-heraldry.jpg
Aemon
Targaryen

Falecido
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Jocelyn
Baratheon

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Daella
Targaryen

Falecida
 
House-Arryn-Square.PNG
Rodrik
Arryn

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Baelon
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alyssa
Targaryen

Falecida

Famtree-CorlysVelaryon.png
Corlys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenysVelaryon.png
Rhaenys
Velaryon

n. Targaryen
Falecida
 
Famtree-AemmaArryn2.png
Aemma
Arryn

Falecida
 
Famtree-ViserysITargaryen.png
Viserys I
Targaryen

Falecido
 
Famtree-AlicentHightower.png
Alicent
Hightower

Falecida
 
Famtree-DaemonTargaryen.png
Daemon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-Urtigas.png
Urtigas

Falecida

Famtree-LaenaVelaryon.png
Laena
Velaryon

Falecida
 
Famtree-LaenorVelaryon.png
Laenor
Velaryon

Falecido
 
Famtree-RhaenyraTargaryen.png
Rhaenyra
Targaryen

Falecida

Famtree-AegonII.png
Aegon II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-HelaenaTargaryen.png
Helaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AemondTargaryen.png
Aemond
Targaryen

Falecido

House-Targaryen-heraldry.jpg
Baela
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-JacaerysVelaryon.png
Jacaerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-LucerysVelaryon.png
Lucerys
Velaryon

Falecido
 
Famtree-JoffreyVelaryon.png
Joffrey
Velaryon

Falecido
 
Famtree-AegonIII.png
Aegon III
Targaryen

Falecido
 
Famtree-ViserysII.png
Viserys II
Targaryen

Falecido
 
Famtree-PrinceJahaerysTargaryen.png
Jaehaerys
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaehaeraTargaryen.png
Jaehaera
Targaryen

Falecida
 
Famtree-MaelorTargaryen.png
Maelor
Targaryen

Falecido

Aparições

House of the Dragon: Season 1 appearances
The Heirs of the Dragon The Rogue Prince Episódio 3 Episódio 4 Episódio 5
Episódio 6 Episódio 7 Episódio 8 Episódio 9 Episódio 10

Nos livros

Em Fogo & Sangue e O Mundo de Gelo e Fogo, Jaehaerys I é descrito com os olhos violeta da Casa Targaryen. Aos dezesseis anos, ele usava o cabelo solto, sobre os ombros. No início de seu reinado, ele deixou crescer uma barba rala e bigode. Quando ele completou 24 anos, Jaehaerys parecia “um rei até o último fio de cabelo”. Ele era um homem alto e bonito, que usava o cabelo em uma trança espessa que caía quase até a cintura e seus pelos faciais haviam crescido em uma bela barba dourada cheia, salpicada de prata. Já com idade avançada, sua barba ficou branca e cresceu até atingir a cintura. Mesmo em idade avançada, Jaehaerys ainda permanecia ereto, sem se inclinar. Em 84 d.C., aos cinquenta anos, Jaehaerys tinha ficado mais magro, quase esquelético, e sua barba e cabelos se tornaram mais grisalhos do que dourados. Ele parecia sábio e digno mesmo em seus últimos anos.

Jaehaerys era o terceiro filho do Rei Aenys I e de Alyssa Velaryon. Durante a insurreição militante da Fé, quando Aenys pensou que Porto Real era demasiado inseguro, ele fugiu para Pedra do Dragão com sua esposa e todos os seus filhos, exceto seus dois filhos mais velhos, Aegon e Rhaena, que estavam nas Terras Ocidentais.

Tal era a sabedoria e habilidade de Jaehaerys na diplomacia que ele mesmo conseguiu negociar uma trégua e trazer cinquenta anos de paz entre as Casas Bracken e Blackwood, duas casas cuja animosidade durou bem mais de dois mil anos.

Foi durante o reinado de Jaehaerys que o castelo da Patrulha da Noite, Lago Profundo, foi construído, pago pelas joias de sua esposa e construído por homens que Jaehaerys enviou ao Norte. O casal costumava viajar muito por Westeros, fazendo uma vez por ano uma turnê de visitas pelos Sete Reinos. Ele também foi responsável pela construção de muitas estradas em Westeros. Eles também aboliram o direito de um senhor ter a "primeira noite", porém Roose Bolton, que cultuava os Deuses Antigos da Floresta, ignorava a proibição.

Jaehaerys e Alysanne tiveram treze crianças, embora apenas nove viveram até a idade adulta: Aegon, Daenerys, Aemon, Baelon, Alyssa, esses dois tendo se casado, Maegelle, Vaegon, Daella, Saera, Viserra, Gaemon, Valerion e Gael. Aemon se casou com Jocelyn Baratheon e teve Rhaenys, que se casaria com Corlys Velaryon. Daella se casou com Rodrik Arryn e teve Aemma, que se casaria com Viserys I Targaryen, filho de Baelon com Alyssa. Esses dois também tiveram os filhos Daemon e Aegon, irmãos de Viserys I. Saera teve vários bastardos e Gael um natimorto. Sor Otto Hightower se tornou Mão do Rei nos últimos anos do reinado de Jaehaerys I, e sua filha Alicent era muito próxima dele.

Jaehaerys tinha 69 anos quando morreu. Seu corpo foi queimado no Fosso dos Dragões e suas cinzas enterradas com a Rainha Alysanne embaixo da Fortaleza Vermelha. Toda Westeros lamentou, até mesmo Dorne. Todo o reinado de Jaehaerys é lembrado como o período mais próspero na história da monarquia Targaryen. Ele trouxe paz, estabilidade e justiça para os Sete Reinos.

Jaehaerys compartilha o mesmo aniversário que George R.R. Martin. Ele nasceu no dia 20 da nona lua, que corresponderia a 20 de setembro da vida real.

O Pequeno Conselho de Jaehaerys I consistiu em:

Cargo Duração Nome Notas
Regente 48-50 d.C. Rainha Viúva Alyssa Velaryon  
Mão do Rei 48-50 d.C. Lorde Rogar Baratheon
50-54 d.C. Lorde Daemon Velaryon  
54-57 d.C. Lorde Myles Smallwood  
58-99 d.C. Septão Barth  
99-100 d.C. Sor Ryam Redwyne  
100-101 d.C. Príncipe Baelon Targaryen  
101-103 d.C. Sor Otto Hightower  
Grande Meistre 48-59 d.C. Benifer Reintegrado do exílio.
60-97 d.C. Elysar  
97-101 d.C. Allar  
101-103 d.C. Runciter  
Mestre dos Navios 48-50 d.C. Lorde Daemon Velaryon Mais tarde alçado a Mão do Rei.
50–89 d.C. Lorde Manfryd Redwyne  
89–92 d.C. Lorde Corlys Velaryon Serviu perto do final do reinado do Rei Jaehaerys I. Lorde Corlys furiosamente renunciou ao cargo quando sua esposa, a princesa Rhaenys, foi preterida como herdeira do Trono de Ferro.
Mestre das Leis 49-50 d.C. Lorde Prentys Tully  
50-59 d.C. Lorde Albin Massey  
59-80 d.C. Lorde Rodrik Arryn  
80-92 d.C. Príncipe Aemon Targaryen  
Mestre da Moeda 48-50 d.C. Lorde Edwell Celtigar  
50-59 d.C. Lorde Rego Draz  
59 d.C.–Desconhecido Lorde Martyn Tyrell Na verdade, os deveres eram realizados por sua esposa, Lady Florence Fossoway.
Desconhecido–103 d.C. Lorde Lyman Beesbury  
Senhor Comandante da Guarda Real 48 d.C.–Desconhecido Sor Gyles Morrigen Era conhecido por ainda ser ao Senhor Comandante em 84 d.C..
Desconhecido–103 d.C. Sor Ryam Redwyne  

Links externos

Referências

v  d  e
Governantes dos Sete Reinos de Westeros
Advertisement