FANDOM

Gatos domesticados comuns são encontrados em Westeros e Essos.

Seus parentes maiores incluem gatos das sombras e leões.

História

1ª Temporada

Arya Stark explica ao pai Eddard Stark que vai perseguir gatos como parte de seu treinamento de Dança na Água. Seu instrutor, Syrio Forel, disse-lhe que todo espadachim deveria estudar gatos, porque eles estão calados, leves nas pisadas e rápidos.[1]

No dia seguinte, Arya persegue um gato através da Fortaleza Vermelha, tentando pegá-lo gentilmente. O gato consegue evadir-se e corre para as masmorras, fazendo com que Arya tropeçasse em uma conversa secreta entre Varys e Illyrio Mopatis. Enquanto ela esconde em um grande crânio de dragão, ela os ouve dizer que "o lobo e o leão", os Starks e os Lannisters, logo estarão lutando entre si.[2]

4ª Temporada

Logo depois que o Rei Joffrey I Baratheon é assassinado, Margaery Tyrell visita seu irmão mais novo e herdeiro, o príncipe Tommen I Baratheon, em seu quarto de dormir, na esperança de fazer amizade com ele antes que sua mãe, a rainha Cersei Lannister, possa transformá-lo contra ela. Ela o encontra na cama, mas Tommen é muito jovem para as táticas anteriores de sedução sexual da Margaery serem muito úteis. O gato de Tommen, Sor Pounce, então pula para a cama, e ela se acalma com ele, discutindo o animal de estimação. Ela o chama de "companheiro apropriado", mas Tommen tem uma expressão preocupada e diz que Joffrey não gostou muito de Sor Pounce: uma vez que ele ameaçou esvaziar o gato e, em seguida, misturar secretamente suas entranhas na comida de Tommen, então ele não faria sabe que ele estava comendo seu próprio animal de estimação. Em contraste com o sadismo penetrante de Joffrey, Tommen se preocupa com o gato dele.[3]

Nos Livros

Nos livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo, a filha de Rhaegar Targaryen, Rhaenys Targaryen, tinha um gato negro como animal de estimação que ela chamou de "Balerion", em homenagem ao poderoso dragão de Aegon, o Conquistador. Ao dizer a Eddard Stark sobre a morte de Rhaenys, Varys com tristeza comentou sobre seu gato que "Rhaenys gostava de fingir que era o verdadeiro Balerion, mas imagino que os Lannisters lhe ensinaram a diferença entre um gatinho e um dragão suficientemente rápido, no dia em que derrubaram a porta dela. Rhaenys foi morta por Amory Lorch quando tinha apenas dois ou três anos durante o Saque de Porto Real, ao mesmo tempo que sua mãe Elia Martell estava sendo estuprada e morta por Gregor Clegane em outra sala do castelo, mas ninguém sabe o que aconteceu com o gato depois que ela morreu. Está implícito que seu gato sobreviveu à queda dos Targaryens e viveu nos próximos quinze anos na Fortaleza Vermelha durante o reinado de Robert Baratheon. Quando Arya Stark é ordenada por Syrio Forel para perseguir gatos ao redor do Fortaleza Vermelha para treiná-la em agilidade (que ocorre na série de TV em "Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas"), um dos gatos que ela encontra é um gato preto incrivelmente antigo que é significante para toda a família Baratheon, bem como para os Lannisters. Uma vez, quando Tywin Lannister estava visitando a Fortaleza Vermelha para uma festa, o gato preto saltou sobre a mesa e pegou uma codorna assada diretamente dos dedos de Tywin e uma vez agarrou a mão de Joffrey. Isso pode muito bem ser o gato de Rhaenys Balerion, irritado com os novos moradores do castelo que são responsáveis ​​pela morte de sua proprietária original.

Nos livros, Sor Pounce era na verdade um dos três gatinhos pretos que Margaery Tyrell deu como presentes a Tommen, para ajudar a ganhar seu carinho. A tática deu certo, como Tommen gostava muito dos gatos.

Joffrey tinha um padrão freqüente de crueldade com os animais nos livros (que é realmente um dos sinais reveladores da psicopatia), já que ele tinha idade suficiente para andar e conversar. Quando Stannis é informada da morte de Joffrey, ele lembra que uma vez, quando Joffrey era um garotinho, um dos cozinheiros da Fortaleza Vermelha disse que um dos gatos da cozinha estava grávida. Joffrey então pegou uma adaga e abriu o gato, porque queria ver os gatinhos. Coberto em gore, ele carregou os fetos de gato morto em suas mãos para mostrar seu pai Robert. Quando Robert virou-se e viu esse espetáculo, ele ficou tão horrorizado e desgostoso que instintivamente deu um golpe forte em Joffrey que, durante um breve momento, Stannis pensou seriamente que Robert o havia matado. Cersei também menciona esse evento, afirmando que Robert derrubou dois dentes de Joffrey. Em vez de estar chateada e alarmada com a crueldade de Joffrey, Cersei se aproximou dele e avisou Robert de que ela o mataria se ele batesse ee novamente Joffrey. Robert percebendo que a ameaça de Cersei era séria, então ele nunca atacou ou puniu Joffrey depois. Quando ele ouviu falar sobre esse incidente anos depois, depois de ser insultado por Joffrey, Tywin Lannister acreditou que deixar Robert bater no filho poderia ter resolvido muitos problemas.

A crueldade de Joffrey com os animais não se limita apenas e gatos: em uma ocasião, Tyrion e Mindinho o observam atirar em lebres, matando duas, mas atingindo muitas. A mira de Joffrey é tão fraco (ele quase atira um dos seus Guardas Reas na virilha) que Mindinho zomba "as lebres estão ganhando" e aconselha Pod para investir em potes, já que o castelo será superado com lebres e eles estarão comendo uma lebre em vaso para cada refeição.

Referências

  1. Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas
  2. O Lobo e o Leão
  3. Cumpridora de Promessas (episódio)