FANDOM

House-Duncan-Main-Shield
House-Cavaleiro da Forca-Main-Shield
Kingsguard-Main-Shield

Sor Duncan, o Alto foi um cavaleiro lendário e o tema de várias canções e histórias populares.

Biografia

Sor Duncan, o Alto foi um grande cavaleiro na história de Westeros, um famoso guerreiro e um excelente amigo do rei Aegon V Targaryen. Ele erao Lorde Comandante da Guarda Real quando Sor Barristan Selmy iniciou sua ascensão na proeminência. Ele é imortalizado em muitas músicas e histórias.

Seu símbolo pessoal, visto em sua entrada n'O Livro dos Irmãos, era uma estrela cadente sobre um olmo em sua cort, em um fundo alaranjado do por do sol.[1]

Suas aventuras começaram durante o torneio em Vaufreixo, o que levou a lutar em um julgamento por combate contra o Príncipe Aerion "Chama-Viva" Targaryen. Aerion exigiu um raro julgamento por sete - uma equipe de sete homens liderada por Duncan contra uma equipe de sete homens liderada por Aerion, considerada muito perigosa, mas Duncan ganhou a luta. Isso indiretamente levou à morte do Príncipe de Pedra do Dragão, Baelor "Quebra Lanças" Targaryen, de uma concussão causada por um golpe acidental de seu próprio irmão, o Príncipe Maekar Targaryen, que também era o pai de Aerion, durante o julgamento de sete de Duncan o Alto. No final do incidente, o aflito Maekar concordou em deixar seu filho mais novo, o Príncipe Aegon V Targaryen (comumente chamado "Egg") se tornar o escudeiro de Duncan e juntar-se a ele em suas jornadas através de Westeros.

Nos livros

Sor Duncan o Alto e sua amizade incomum com o rei Aegon V Targaryen são os assuntos dos Contos de O Cavaleiro dos Sete Reinos, uma série de livros escritas por George RR Martin estabeleceram cerca de noventa anos antes dos eventos dos livros principais. Essas histórias são O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso, cujos dois primeiros foram reimpressos como novelas gráficas.

Nessas histórias, Duncan é revelado como um órfão da Baixada das Pulgas, uma favela em Porto Real. Ele chamou a atenção de um cavaleiro andante chamado Sor Arlan de Centarbor, e acompanhou o velho, em muitos torneios e em pelo menos uma grande campanha, uma incursão nas Montanhas Vermlhas de Dorne lideradas pela Casa Dondarrion. Sor Arlan morreu no caminho para um grande torneio em Vaufreixo. Levando a espada, a armadura e os cavalos, Dunk competiu no torneio como cavaleiro e foi acompanhado por um jovem chamado "Egg", que pediu para se tornar seu escudeiro, embora Egg mais tarde foi revelado como o jovem Aegon Targaryen disfarçado.[2]

Como seu apelido atesta, Sor Duncan era muito alto, com cerca de dois metros e dez de altura como adulto. Isso o coloca em torno da mesma altura que Grande Jon Umber , embora não tão alto como Hodor, mas mais alto que Brienne de Tarth.

Seu nome original era realmente "Dunk" - ou melhor, crescendo como um urchin de rua em Flea Bottom sem conhecimento de seus pais ou origens, esse é o nome que ele pegou como uma criança pequena e continuou a usar até Ser Arlan morrer (ele não lembra como ele recebeu o nome). Quando ele entrou no torneio de Ashford como cavaleiro, foi perguntado se "Dunk" era curto para "Duncan", e ele decidiu dizer que era, porque era mais formal e, portanto, parecia um nome melhor para um cavaleiro (e, pelo menos, ele sabia, talvez "Dunk" fosse curto para "Duncan", dado que ele não sabia como ele conseguiu o nome dele).

É fortemente implícito, mas nunca declarado claramente que Sor Arlan não tornou realmente Duncan cavaleiro antes de morrer, mas porque o torneio em Vaufreixo era apenas deixando entrar os cavaleiros, Dunk decidiu mentir e dizer que Sor Arlan o tinha cavalgável antes dele morte. Qualquer cavaleiro pode tornar outro homem um cavaleiro, no entanto, então, para todos, qualquer um sabia que Sor Arlan realmente o fez o cavaleiro enquanto eles estavam sozinhos na estrada - os escudeiros geralmente são prometidos para ser eventualmente tornados cavaleiros pelos homens que eles servem. Duncan era o escudeiro de Sor Arlan há anos e queria ser um cavaleiro, e Sor Arlan talvez até tenha prometido cavalgá-lo em algum momento do futuro, mas depois morreu de repente enquanto caminhava para Vaufreixo, antes que ele tivesse a chance. O assunto é, em última instância, ambíguo.

Um pouco como o mais tarde Sansa Stark ou Brienne de Tarth, Duncan tornou-se totalmente apaixonado pelos ensinamentos de Sor Arlan sobre o dever de um verdadeiro cavaleiro de ser cavalheiresco e defender os fracos, e tem uma opinião muito idealizada, quase como um Don Quixote, do que cavaleiro é. Enquanto isso atinge muitos cavaleiros experientes como ingênuidade, muitos plebeus que ele encontra - costumavam ser abusados por cavaleiros gananciosos e egoístas - vinham a admirar sua crença simples, mas honesta nos votos de um cavaleiro para sempre fazer o que é certo e defender os inocentes. Durante o torneio de Vaufreixo, Duncan tornou-se apaixonado por uma bela e alta mulher dornesa chamada Tanselle, mas quando foi atacada pelo sádico Príncipe Aerion Targaryen (pela razão de que o show de marionetas mostrou um dragão morrendo), Duncan caminhou até ela e a defendeu, bataedo Aerion com tanta força que ele soltou um de seus dentes. Muitos, cinicamente, sentiram que atacar um príncipe de sangue real como este era suicida e totalmente ingênuo - mas outros, incluindo o próprio tio de Aeron, Baelor, ficaram emocionados com a forma como Duncan viveu o voto de um cavaleiro para proteger sempre as mulheres de danos e como ele envergonhara todos os outros cavaleiros mais ricos que estavam ignorando o abuso de Aerion.

Inicialmente, Duncan não era um lutador muito excepcional quando chegou ao torneio em Vaufreixo. Sor Arlan tinha crescido bastante velho e, como muitas vezes estavam passando de um lugar para outro procurando trabalho, ele raramente conseguia gastar tempo dando Duncan mais do que treinamento básico na arte do esgrima. Duncan tinha visto algum combate com Sor Arlan, uma campanha contra um bando na Montanha Vermelha. Mais do ensinamento de Arlan estava em suas instruções verbais sobre o que são o cavalheirismo e o comportamento, o que ele poderia dar ao viajar. A grande vantagem de Duncan na época era o seu grande tamanho e força - mas isso era uma luta pobre contra um espadachim pequeno, mas altamente treinado e habilidoso.

Muitos anos depois Egg subiu o Trono de Ferro como o rei Aegon V Targaryen. Sor Duncan o Alto tornou-se membro da Guarda Real, e mais tarde é Lorde Comandante da Guarda Real. Duncan foi um dos heróis da Quarta Rebelião Blackfyre. Egg e Dunk enfrentaram sua última aventura juntos em Solarestival, na noite do grande incêndio lá.

  1. Duas Espadas
  2. O Cavaleiro Andante