Game of Thrones Wiki
Advertisement
Game of Thrones Wiki
Kingsguard-Main-Shield.PNG
Kingsguard-Main-Shield.PNG

Sor Criston Cole era um cavaleiro da Casa Cole. Tornou-se membro da Guarda Real do Rei Viserys I Targaryen, chegando a Senhor Comandante.

Criston convenceu o filho de Viserys, Aegon, a reivindicar o governo dos Sete Reinos quando seu pai morreu. Isso levou à Dança dos Dragões, uma guerra civil entre Aegon II e sua irmã mais velha, Rhaenyra, a quem Viserys preparava como seu sucessor. Por isso, ele ficou conhecido como Criston, o Fazedor de Reis.

Aparência e Caráter

Criston tinha cabelos negros como carvão e olhos verde-claros. Muitas senhoras o descreveram como encantador.

Ele era um guerreiro excepcionalmente habilidoso, particularmente com sua espada estrela da manhã. Ele também é conhecido por ter empunhado uma espada longa em batalha.

História

Primeiros anos

Sor Criston é filho de um mordomo da Casa Dondarrion em Portonegro. Ele venceu um confronto no torneio em Lagoa da Donzela para comemorar a ascensão de Viserys I Targaryen, chamando a atenção da corte real ao vencer Daemon Targaryen. Depois disso, o rei Viserys deixou Rhaenyra nomear Criston como seu escudo juramentado pessoal. Em 105 d.C, Criston, de 23 anos, tornou-se membro da Guarda Real, substituindo o lendário Sor Ryam Redwyne.

Em 112 d.C, ele ainda era o campeão de Rhaenyra e seu companheiro constante. O Lorde Comandante Sor Harrold Westerling morreu naquele ano e Criston foi nomeado seu sucessor. Corria o boato de que Cole teve um caso com Rhaenyra em 113 d.C.

Em 114 d.C, Sor Criston participou do casamento de Rhaenyra com Laenor Velaryon, que incluiu sete dias de festa e justas. Cole lutou com o símbolo da rainha Alicent e, durante um tumulto, deixou Harwin Strong com uma clavícula e um cotovelo quebrado, levando o bobo da corte, Cogumelo, a chamá-lo de "Ossos quebrados" depois disso. A estrela da manhã de Criston também quebrou o leme do Cavaleiro dos Beijos, Sor Joffrey Lonmouth, o favorito de Laenor, que morreu seis dias depois. Enquanto muitos ficaram irritados com Criston por isso, incluindo o Rei Viserys, a rainha Alicent não compartilhou seu descontentamento e pediu que ele fosse feito seu escudo juramentado pessoal. Cole tornou-se um firme defensor da rainha para sempre.

Criston ensinou o príncipe Aemond Targaryen a ser um espadachim habilidoso, apesar de seu olho.

A dança dos dragões

Devido às fontes contraditórias, os motivos de Criston em apoiar Aegon II não são claros; alguns dizem que ele agiu por ambição, pois Aegon era mais controlável do que sua meia-irmã Rhaenyra; de fato, Aegon II acabou elevando Sor Criston ao cargo de Mão do Rei. No entanto, alguns dizem que Rhaenyra o rejeitou, acrescentando uma dimensão pessoal ao conflito. Outros admitem motivos mais nobres de Cole e afirmam que ele estava defendendo o costume antigo, dando prioridade aos filhos sobre as filhas ou que ele não queria ver os filhos de Rhaenyra, que ele acreditava que eram bastardos, herdarem o Trono de Ferro. De qualquer forma, muitos dos senhores do reino estavam cientes do desejo de Viserys de que Rhaenyra sucedê-lo como a primeira rainha governante da Casa Targaryen, e apoiaram a princesa.

Durante a reunião do Pequeno Conselho de Viserys após sua morte em 129 d.C, Cole cortou a garganta de Lorde Lyman Beesbury, o único membro do conselho a apoiar a coroação da princesa Rhaenyra em vez do príncipe Aegon. O resto do conselho era Verde. Mais tarde, Criston coroou Aegon II com a coroa de ferro e rubi de Aegon, o Conquistador. No entanto, Rhaenyra, que estava em Pedra do Dragão na época da coroação de Aegon, recusou-se a apoia-lo, iniciando o grande conflito armado que envolveu os Sete Reinos e ficou conhecido como A Dança dos Dragões.

Quando os Negros reuniram suas forças, Aegon II ficou frustrado com sua Mão do Rei, Sor Otto Hightower, e concedeu o cargo a Sor Criston Cole. As forças da Guarda Real rapidamente tomaram Valdocaso e Pouso de Gralhas, este último após uma batalha feroz. Quando o príncipe Aemond Targaryen se tornou Protetor do Reino e príncipe regente por causa dos ferimentos de Aegon na batalha, Criston permaneceu como Mão do Rei.

Aemond liderou um exército de 4.000 verdes de Porto Real para retomar Harrenhal de Daemon Targaryen, que desocupou o castelo antes da chegada de Criston. Depois de ouvir a derrota dos Lannisters na batalha pela margem do lago, Aemond começou a queimar as margens do rio e Cole marchou com seus 3.600 verdes restantes para o sul ao longo da costa oeste do Olho de Deus, pretendendo se juntar ao exército de Lorde Ormund Hightower. No entanto, eles foram emboscadas pelos Lobos do Inverno e cavaleiros do rio ao sul do Olho de Deus. Criston desafiou Lorde Roderick Dustin e Sor Garibald Gray a uma luta o que eles recusaram e, em vez disso, foi morto por flechas em uma batalha que ficou conhecida como Bola de Açougueiro em 130 d.C.

Advertisement