FANDOM

"Casa Reed" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da 3ª Temporada de Game of Thrones. É narrado por Ellie Kendrick como Meera Reed.

Sinopse

Meera Reed discute a história da Casa Reed, a cultura dos cranogmanos e as lendas e perigos do Gargalo.

Narração

Meera Reed: "Homens de lama". "Demônios do pântano". Esses são apenas os nomes mais agradáveis que os nortenhos têm para nós, os cranogmanos que vivem nos pântanos do Gargalo. Porque não vivemos em castelos como eles. Porque não cultivamos como eles. Porque não somos altos ou ricos como eles. Mas por nossas veias corre o mesmo sangue dos Primeiros Homens e, às vezes, talvez algo a mais.

Ainda vivemos como eles, em ilhas flutuantes, em casas de palha e bambus entrelaçados. Pescamos, caçamos e contamos aos nossos filhos sobre nossos heróis: o Cavaleiro da Árvore que Ri, que lutou no Ano da Falsa Primavera; o último Rei do Pântano, que desafiou os Stark e perdeu sua coroa e filha; e outras histórias, ainda mais antigas, esquecidas pelo mundo.

O Gargalo nem sempre foi um pântano. Na Era da Aurora, era tão seco e fértil como o resto do Norte. Mas, durante a guerra contra os Primeiros Homens, os Filhos da Floresta bateram o martelo das águas no Gargalo, tentando partir Westeros ao meio. Quando as águas finalmente baixaram, elas deixaram os brejos e pântanos que conhecemos hoje.

Muitos dos Primeiros Homens decidiram continuar lutando, mas meus ancestrais sabiamente escolheram reconhecer o poder dos Filhos e não avançar mais. Eles transformaram suas espadas em lanças para pegar sapos e em anzóis, e colonizaram a terra eternamente devastada pela tolice da guerra.

Ao contrário do resto de Westeros, não mantemos guarnições nem formamos soldados para discussões mesquinhas com nossos vizinhos. Nossa terra se protege. Um forasteiro encontrará no Gargalo um atoleiro interminável de redemoinhos, areia movediça e grama verde que parece sólida ao desavisado, mas que vira água assim que se pisa nela. Se tiver a sorte de estar com armadura, vai somente se afogar em seu próprio aço. Se não estiver, conhecerá o que nada nessas águas: serpentes e lagartos-leões monstruosos com dentes similares a adagas e pouco para comer. Não se preocupe, apenas seu cavalo viverá o suficiente para sentir os venenos queimando dentro deles. Se de alguma forma conseguir sobreviver, você vai descobrir que um dardo bem posicionado pode ser tão mortal quanto qualquer lâmina. Não que você nos verá lançá-lo.

Desde a queda do último Rei do Pântano, a Casa Reed governa o Gargalo sob o estandarte de um lagarto-leão negro sobre um fundo verde-musgo. Não somos ricos, poderosos ou conhecidos, mesmo para nossos compatriotas. Nossa casa, a Atalaia da Água Cinzenta, não é como os castelos que você já viu. E vê-la uma vez não significa vai encontrá-la novamente, pois a Atalaia da Água Cinzenta se move.

Muitos aspirantes a conquistadores morreram tentando nos encontrar. Com guerra ao nosso redor e nosso senhor Stark cercado por todos os lados, muitos mais sem dúvidas tentarão encontrar-nos. Eles nos verão em um mapa e encontrarão um estrangulamento para o Norte. E vão esquecer que o próprio mar já entrou no Gargalo, e não retornou inteiro.

Aparições

Personagens

Casas Nobres

Lugares

Eventos

Culturas

Raças

Títulos

Diversos