FANDOM

"Casa Durrandon, os Reis da Tempestade" é o quarto capítulo de Conquista e Rebelião: Uma História dos Sete Reinos, um bônus extra incluído no Blu-ray da sétima temporada de Game of Thrones. É narrado por Conleth Hill como Varys.

Sinopse

Varys descreve a "Última Tempestade", a épica batalha travada entre Orys Baratheon, aliado de Aegon, e Argilac, "o Arrogante", rei das Terras da Tempestade.

Narração

Varys: Enquanto Aegon marchava até Harrenhal após sua coroação, Orys Baratheon levara a maior parte de seus soldados e a rainha Rhaenys com seu dragão para o sul, a fim de lidar com a desculpa para a invasão: Argilac, o Arrogante, Rei das Terras da Tempestade.

Argilac tinha como sede Ponta Tempestade, considerado o castelo mais impenetrável em Westeros após Harrenhal. Argilac pode ter sido arrogante, mas não era estúpido ou covarde. Seus senhores aconselharam-no a cerrar seus portões e aguardar o cerco, mas ele soubera do que aconteceu em Harrenhal e recusou-se a morrer como um leitão cozido em seu próprio castelo. Enfrentaria a vitória ou a derrota da mesma forma, com a espada em mãos. Convocou seus porta-estandartes e marchou para encontrar Orys Baratheon no campo.

Graças ao dragão de Rhaenys, Meraxes, Orys sabia que Argilac estava vindo, quantos homens tinha e com que rapidez marchava. Assim, Orys simplesmente aproveitou o terreno alto e entrincheirou-se nas colinas à espera de Argilac. Quando os dois exércitos se aproximaram, o vento subiu para encontrá-los e a chuva despencou do céu, um vendaval que daria à batalha seu nome: a Última Tempestade. Os senhores do Rei Argilac pediram-lhe que esperasse a melhora do tempo, mas o Rei da Tempestade viu que a chuva soprava nos rostos dos homens Baratheon em suas colinas e o exército de Argilac era duas vezes maior que o de Baratheon, com quatro vezes mais cavaleiros e cavalos de ataque. Argilac atacou.

Por três vezes, Argilac liderou seus cavaleiros contra os soldados Baratheon, mas as colinas eram íngremes e a chuva deixara a terra lamacenta. Os cavalos de guerra tropeçavam e escorregavam, e as montarias caíam. A batalha parecia perdida, até Argilac ordenar que seus lanceiros subissem a colina. Cegos pela chuva, os Baratheon não os viram até que fosse tarde demais. Uma colina foi tomada, depois outra e mais outra até que apenas uma permaneceu sob o controle dos Baratheon. Se Argilac conseguisse atravessá-la, poderia dividir o exército invasor e flanquear as duas metades.

Argilac e seus homens atacaram e a linha Baratheon se rompeu, revelando a Rainha Rhaenys e Meraxes. A vanguarda de Argilac ardeu em chamas e seus homens entraram em pânico. A investida vitoriosa transformou-se em caos, e o próprio Argilac foi derrubado de seu cavalo. Mas não se rendeu. Quando Orys Baratheon chegou, ele encontrou o velho rei resistindo a meia dúzia de homens, com outra meia dúzia morta a seus pés. Orys desmontou do cavalo para enfrentar o rei de igual para igual e ofereceu a Argilac uma última chance de rendição. Em vez disso, Argilac o amaldiçoou. Enquanto a tempestade enfurecia-se à sua volta, o velho guerreiro grisalho e o pretensioso barbudo lutaram pela vida e pelo reino. No fim, o desejo de Argilac foi cumprido. Ele morreu com a espada em mãos.

Quando a notícia da morte de Argilac se espalhou, seus senhores e cavaleiros abandonaram suas espadas e fugiram. Orys e sua vanguarda cavalgaram até Ponta Tempestade para reivindicar o castelo de Argilac em nome de Aegon, até que encontraram os portões cerrados e as muralhas guarnecidas. A filha de Argilac assumira sua coroa, e a nova Rainha da Tempestade estava tão disposta a se render quanto seu pai. Ela declarou que Orys conquistaria apenas ossos, sangue e cinzas ali. Mas seus homens eram mais fracos que ela, e naquela noite Orys encontrou a filha de Argilac entregue, amordaçada, acorrentada e nua em seu acampamento. Argilac se recusara a dar a Orys a mão dela. Agora, Orys poderia ter qualquer parte dela que desejasse. Mas Orys desacorrentou a moça, envolveu-a em seu manto e serviu-lhe um copo de vinho. Ele lhe disse que tomaria as armas, estandarte e lema da Casa Durrandon para honrar a coragem de seu pai na Última Tempestade. Convenientemente, Orys não tinha nada disso para descartar antes. O veado coroado tornou-se o emblema da Casa Baratheon e Ponta Tempestade, seu assento. A filha de Argilac permaneceria em sua casa, embora como uma senhora, não princesa. As Terras da Tempestade agora pertenciam a Aegon e, como tributo, Aegon exigiu as espadas dos homens que Orys derrotara. Para qual propósito, Orys não sabia.

Aparições

Personagens

Lugares

Eventos

Casas nobres

Diversos