FANDOM

Várias variedades de Baixa Valiriano (também conhecida como Valiriano bastardo) são faladas nas regiões de Essos, onde a antiga Valiria já dominou antes da sua destruição há quatrocentos anos, como as Cidades Livres e a Baía dos Escravos. Os dialetos de Baixo Valiriano em diferentes regiões são tão diversos que estão bem no caminho para ser oficialmente considerados como idiomas separados.

Coletivamente, "Baixo Valiriano" (incluindo todas as variantes) é, sem dúvida, uma das línguas mais difundidas no Mundo Conhecido, que rivaliza com a Língua Comum de Westeros na propagação geográfica. Baixo Valiriano também pode ser falado por um número global maior de pessoas do que a língua comum, dada a densidade populacional e urbanizada das Cidades Livres e da Baía dos Escravos.

História

Sem a influência central do império valiriano, o discurso de seus descendentes e ex-colônias se transformou em discurso vernáculo conhecido como "Baixo Valiriano", ou "Valiriano Bastardo". Baixo Valyrian não é um idioma, tanto quanto uma família de dialetos diversos que estão a caminho de se tornarem línguas separadas - tanto assim que mesmo aqueles que falam um podem não ser capazes de falar outro, e sem inteligibilidade mútua, pode ser discutido que eles realmente se tornaram línguas separadas.

Cada uma das Nove Cidades Livres tem seu próprio dialeto/idioma de Baixo Valiriano. Estes incluem Braavosi, Lorathi, Lysene, Myrish, Norvoshi, Pentoshi, Qohorik, Tyroshi e Volantene. A Baía dos Escravos também tem seu próprio dialeto/idioma de Baixo Valiriano, fazendo um total de dez ramos diferentes.

Baixo Valiriano é basicamente organizado em três ramos: Nortista, Sulista e Ghiscari (que pode ser denominado "Oriental"). Há uma divisão linguística entre as cidades livres do norte e do sul: a linha divisória é aproximadamente a latitude formada pela terra do homem em torno das Dores e Lago Adaga - assim Myr está no grupo do sul e Pentos está no grupo do norte. Volantis dominou as outras cidades livres do sul, então os quatro dialetos do sul são bastante semelhantes.

A árvore de Baixo Valiriano é geralmente:

  • Nortista
    • Braavosi
    • Lorathi
    • Pentoshi
    • Norvoshi
    • Qohorik
  • Sulista
    • Volantene
    • Lysene
    • Myrish
    • Troshi
  • Ghiscari (os três dialetos mutuamente inteligíveis)
    • Dialeto Astapori
    • Dialeto Yunkish
    • Dialeto Meereenese
Nota: muito pouco se sabe sobre as "Terras do Verão Longo", o extremo norte da antiga Península Valiriana. A única grande cidade parece ser Mantarys, que é injuriado e evitado tanto pelas Cidades Livres quanto pela Baía dos Escravos. Provavelmente não pertence à subfamília da língua Ghiscari do leste. Baixo Valiriano Sulista provavelmente é bastante semelhante ao Alto Valiriano, dado que Lys era uma colônia direta de Valíria (fundada a partir do zero) e Volantis era sua primeira colônia. Dado que a península valíriana do norte era o original da Velho Valíria, o seu baixo valíriano também poderia ser bastante semelhante. Também é possível, no entanto, que, devido ao seu isolamento, o Baixo Valiriano Mantari está atualmente no seu próprio subgrupo.

Baixo Valiriano Ghiscari

O Baixo Valiriano da Baía dos Escravos é um pouco influenciado pela língua da Velha Ghiscari do império Ghiscari caído há muito, mas deve mais a sua descida ao Alto Valiriano do que as antigas línguas locais. O Valiriano da Baía dos Escravos como um todo pode ser chamado de "Baiaxo Valiriano Ghiscari" ou apenas "Valiriano Ghiscari". Baixo Valiriano Ghiscari provavelmente se desenvolveu como uma creolização local por milhares de anos antes da queda de Valíria (comparável à forma como os povos locais conquistados nas províncias periféricas do Império Romano da vida real falavam um latino vulgato, não "apropriado" latino cicerense). A queda de Valíria permitiu que esta variante comum se desenvolvesse mais livremente e fosse usada oficialmente.

As três grandes cidades escravagists de Astapor, Yunkai e Meereen cada uma fala um dialeto diferente de Baixo Valiriano, mas são mutuamente inteligíveis. As pessoas em Astapor chamariam seu idioma "Valiriano Astapori" (ou apenas "Valiriano"), para diferenciá-lo do "Valiriano Meereenese" (comparável à diferença entre inglês americano e inglês britânico).

Astapor e Yunkai estavam localizados mais perto de Valíria e, portanto, foram mais afetados pela influência central de Valiria, mas Meereen é localizado mais longe de Valíria e, portanto, foi menos afetado. Combinado com a sua localização, Meereen é também a maior das três cidades escravagistas, mais populosa do que Astapor e Yunkai, e uma grande parte dessa população consistiu em escravos trazidos de todo o mundo, contribuindo ainda mais para a sua creolização. Os dialetos Astapor e Yunkai de Baixo Valiriano Ghiscari são basicamente escritos e pronunciados da mesma forma, e são mais "acentos" não perceptíveis para falantes não-nativos. Em contraste, enquanto o dialeto Meereenese é estruturalmente o mesmo idioma "Baixo Valiriano Ghiscari", sua pronunciação divergiu consideravelmente, tanto que mesmo alguém que aprendeu Valiriano Astapori precisaria de algum tempo para se adaptar ao Valiriano Meereenese.

Um exemplo de como os dialetos de Baixo Valiriano Ghiscari divergiu é a palavra "Imaculado" em cada um:

  • Alto Valiriano: Dovaogēdy
  • Baixo Valiriano Astapori: Dovoghedhy
  • Baixo Valiriano Meereenese: Thowoá

Pré-Conquista Targaryen em Pedra do Dragão

A casa Targaryen sobreviveu à Perdição de Valíria, fugindo alguns anos antes na Ilha de Pedra do Dragão, ao largo da costa de Westeros. Algumas outras famílias Valirianas as seguiram para as ilhas da Baía da Água Negra: a Casa Velaryon de Derivamarca e a Casa Celtigar de Ilha da Garra. Lá permaneceram isolados por um século inteiro antes de Aegon invadir o continente. Baixo Valyrian nunca tocou Pedra do Dragão: enquanto estava evoluindo nas Cidades Livres para o leste, passou por eles, enquanto eles continuavam instruindo cuidadosamente seus filhos para falarem bem Valyrian. Os próprios Targaryens eram aristocratas valirianos de classe alta, assim como seus poucos seguidores, comerciantes distantes que falavam um argot localizado, então falaram alto Valirriano e qualquer outro na própria cidade de Valíria. Eles aprenderam a Língua comum dos ândalos falada pelos reinos vizinhos com os quais comerciaram. Depois de duas gerações, tanto Valiriano pode ter parado de ser uma língua de berço, mas como uma parte importante em seu passado cultural, eles sempre ensinaram cuidadosamente seus filhos a falarem bem Valiriano.

Somente uma, diferença muito pequena existia entre totalmente primordial Alto Valiriano e o que foi falado em Pedra do Dragão: devido ao contato com falantes de língua comum (e, eventualmente, instrução bilíngue em ambas as línguas), o pré-conquista Targaryens em Pedra do Dragão pronunciou "j" e "v "como eles são pronunciados na língua comum. Em alto Valirian, "v" é pronunciado em algum lugar entre "v" e "w" (semelhante a como "v" foi pronunciado no latino clássico da vida real). Enquanto isso, "j" foi pronunciado como uma combinação de "j", "y" e "z" (novamente, semelhante a como "j"/"i" em latim foi pronunciado como "y": "jam" seria seja difícil distinguir de "yam"). Assim, "Visenya" foi pronunciado mais perto de "Wisenya" no primordial Alto Valyrian, mas Visenya Targaryen cresceu em Pedra do Dragão, então ela a pronunciou com um som "v". Este era apenas um ligeiro sotaque de Alto Valiriano surpreendentemente bem preservado, que apenas outro falante nativo de Alto Valiriano seria facilmente capaz de detectar.

Por trás das cenas

  • Baixo Valiriano foi projetado por David J. Peterson, que construiu todas as linguagens de ficção usadas em Game of Thrones. Peterson criou Baixo Valiriano escrevendo o diálogo necessário em Alto Valiriano, então aplicou uma série de mudanças fonológicas, semânticas e gramaticais (simulando a influência de Ghiscari) para criar o dialecto da Baía dos Escravos.
  • Embora "O Inverno está Chegando (episódio)" tenha sido parcialmente definido em Pentos, nenhum dos personagens pode ser ouvido conversando em Pentoshi, e nenhum Baixo Valiriano seria ouvido até Valar Dohaeris. Mesmo assim, a linguagem da Baía dos Escravos é identificada apenas como "Valiriano" e o termo "Baixo Valiriano" não apareceu na tela a partir de "Mhysa".

Nos Livros

Nos Livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, Baixo Valiriano também é conhecido como Valiriano Bastardo, por aqueles que o descartam como uma deturpação do original alto Valiriano.

Daenerys Targaryen entende, pelo menos, algumas variantes de Baixo Valiriano, porque cresceu nas Cidades Livres, mas as variantes que ela conhece não são claras. Quando Daenerys responde a um comerciante em Vaes Dothrak falando em "Valiriano", a variante em que ela responde faz com que ele pense que ela é de Tyrosh, então ela parece poder falar Tyroshi. Logicamente, Daenerys seria muito familiarizada com Braavosi e Pentoshi, porque essas eram as cidades livres que ela passou mais tempo. Ela também ficou brevemente em Myr, Qohor, Volantis e Lys, para que ela possa ter alguma familiaridade com essas variantes também.

Houve alguma confusão sobre se os diferentes dialetos de Baixo Valiriano são realmente "linguagens" novas. Mesmo dentro dos livros, observa-se que as Cidades Livres não têm tantos nove dialetos separados, mas nove dialetos separados que estão a caminho de línguas separadas.

O linguista David J. Peterson, que criou as línguas valirianas para a série de TV, confirmou que "certamente as línguas das cidades livres são mutuamente ininteligíveis (algo como o francês antigo ou o espanhol antigo)".

Enquanto isso, Baixo Valiriano da Baía dos Escravos é muito diferente de qualquer um dos dialetos nas Cidades Livres, devido à influência da língua da Velha Ghiscari (que morreu há milênios atrás). Cada uma das três principais cidades na Baía dos Escravos tem seu próprio dialeto, no entanto, os três ainda são mutuamente inteligíveis. Quando Daenerys chega a Yunkai, ela pergunta a Missandei se eles falam Valiriano, e Missandei afirma diretamente que eles falam "um dialeto diferente do que Astapor, mas perto o suficiente para entender". Assim, "Baixo Valiriano da Baía dos Escravos" é um idioma, com sub-dialetos conhecidos como "Baixo Valiriano Astapori" ou "Baixo Valiriano Yunkish", que são, no entanto, tão diferentes quanto o inglês britânico versus o inglês americano. Baixo Valiriano Volantene e Baixo Valiriano Braavosi são, em contraste, "línguas" separadas uma da outra quanto do Baixo Valiriano da Baía dos Escravos.