FANDOM

House-Targaryen-Main-Shield
House-Targaryen-Main-Shield

Aerys I foi décimo terceiro Targaryen a se sentar no Trono de Ferro e governar os Sete Reinos. Ele sucedeu seu pai, Daeron, o Bom.

História

Aerys Targaryen foi o segundo filho de Daeron II e Mariah Martell. Era muito interessado em livros, assim como o pai. Após a morte de Daeron e de seus netos, filhos do primogênito Baelor Quebralanças, na Grande Praga da Primavera, Aerys herdou o Trono de Ferro. A peste continuou a se alastrar durante algum tempo de seu governo.

Ele nomeou seu tio Brynden Rivers para ser Mão do Rei e governar o reino enquanto ele se ocupava com livros e estudos. Era um homem estudioso que preferia ler a governar, de modo que se dizia pelos Sete Reinos que "Aerys preferia um livro em sua cama ao invés da esposa". Devido ao fato de seu casamento com a irmã Aelinor não ter resultado em filhos, ele foi sucedido por seu irmão Maekar.

Durante o reinado de Aerys I, o reino sofreu uma grande seca. Viajar era muito menos seguro no reinado de Aerys do que tinha sido no reinado do pai, Daeron. Para completar, os homens das Ilhas de Ferro, sob o comando de Dagon Greyjoy, passaram a assolar as costas da Campina, das Terras Ocidentais e até mesmo do Norte, se aproveitaram do caos da epidemia e da preocupação do Trono de Ferro com os Pretendentes Blackfyre e Aegor "Açoamargo" Rivers.

Aerys I era considerado um rei desinteressado, não interferindo muito em questões internas e disputas entre pequenos nobres e senhores. Se aproveitando deste "desgoverno", os Blackfyres tentaram usurpar o Trono de Ferro novamente, invadindo Westeros. A Terceira Rebelião Blackfyre, liderada por Aegor Rivers e Haegon I, acabou sendo esmagada pelas tropas lealistas Targaryen. Haegon Blackfyre foi morto no campo e Aegor foi capturado. Apesar das súplicas de Brynden Rivers, o Mão para executar Açoamargo, Aerys decidiu por manda-lo para o exílio e o despachou por navio para a Patrulha da Noite, mas no meio do caminho ele foi solto por homens da Companhia Dourada.

Aerys veio a falecer sendo sucedido por seu irmão mais novo, Maekar I.