Game of Thrones Wiki
Advertisement
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"Mas quando o herdeiro de Aegon casou sua filha com seu filho, a Fé não poderia mais tolerar tal abominação. O Alto Septão liderou a denúncia dos Targaryen. E por toda Westeros, a Fé Militante pegou em suas espadas contra a dinastia e seus apoiantes."
Alto Pardal[fnt]

Rei Aenys I Targaryen foi o primeiro filho de Aegon I Targaryen com sua irmã-esposa Rhaenys, e seu herdeiro direto. Ele teve dois filhos e duas filhas, Aegon, Jaehaerys, Rhaena e Alysanne. Após sua morte em Pedra do Dragão durante o Levante da Fé Militante, Aenys I foi sucedido por seu meio-irmão Maegor I Targaryen, ao invés de seu filho mais velho Aegon. Ele era referido oficialmente como Aenys da Casa Targaryen, o Primeiro de Seu Nome, Rei dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhor dos Sete Reinos e Protetor do Território.

Biografia

Aenys I casou seus filhos mais velhos diante de um Septão.

Aenys nasceu antes de 10 d.C., filho de Aegon I e Rhaenys Targaryen, irmãos-esposos que conquistaram Westeros e formaram os Sete Reinos. Sua mãe eventualmente morreu na falha tentativa de conquistar Dorne.[1][2] Aenys assumiu o Trono de Ferro e sucedeu o pai após sua morte. Como a Conquista era muito recente, várias pequenas revoltas surgiriam em seu reinado, como a ascensão do "Rei Abutre" nas Montanhas Vermelhas de Dorne. As Casas locais no entanto foram capazes de suprimir essas pequenas rebeliões―não necessariamente com a ajuda de Aenys I.[3]

Ele escolheu seu irmão, Príncipe Maegor, como Mão do Rei, mas quando seu casamento polígamo com Alys Harroway veio a púnlico, o rei foi obrigado a exilá-lo e escolher Murmison como sua nova Mão.[4] Aenys I eventualmente teve pelo menos quatro filhos, e tentou seguir o costume Targaryen de casar irmão com irmã noivando seus filhos mais velhos, Rhaena e Aegon. Isso foi mal visto pela que, apesar de ter feito vista grossa a Aegon I e suas irmãs, tratou como uma abominação o incesto entre os herdeiros do trono. Essa revolta culminou no Levante da Fé Militante, em que seguidores dos Sete pegaram em armas para enfrentar Aenys I e seus filhos.[5]

Aenys I foi encontrado morto em Pedra do Dragão.

O rei não teve forças ou coragem para lutar contra essa rebelião. A Fé Militante puniu o Septão que realizou a cerimônia de casamento de Aegon e Rhaena e, em um ato mais ousado, chegaram a escalar as muralhas da então em construção Fortaleza Vermelha, onde teriam matado o rei e sua família se Raymont Baratheon da Guarda Real não tivesse intervindo.[5] Se autoexilando para Pedra do Dragão, Aenys I faleceu devido a um ataque de estresse.[6]

Legado

O nome de Aenys I estava presente no livro As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos. Em uma página sobre a Casa Baratheon, é mencionado que um dos filhos de Orys se tornou um membro da Guarda Real e morreu frustrando uma tentativa de assassinato contra Aerys I.[7]

Árvore genealógica

Famtree-Visenya.png
Visenya
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonI.png
Aegon I
Targaryen

Falecido
 
Famtree-QueenRhaenysTargaryen.png
Rhaenys
Targaryen

Falecida
 
Famtree-OrysBaratheon.png
Orys
Baratheon

Falecido
 
Famtree-ArgellaDurrandon.png
Argella
Baratheon
,
n. Durrandon
Falecida

Famtree-AenysTargaryen.png
Aenys I
Targaryen

Falecido
 
House-Velaryon-Square.PNG
Alyssa
Velaryon

Falecida
 
Famtree-MaegorTargaryen.png
Maegor I
Targaryen

Falecido
 
House-Hightower-Square.PNG
Ceryse
Hightower

Falecida
 
Famtree-AlysHarroway.png
Alys
Harroway

Falecida
 
Famtree-Tyanna.png
Tyanna da
Torre

Falecida
 
Famtree-ElinorCostayneBlackBride.png
Elinor
Costayne

Falecida
 
Famtree-JeyneWesterlingBlackBride.png
Jeyne
Westerling

Falecida
 
Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Fundação da
Casa
Baratheon

Famtree-RhaenaTargaryen.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
Famtree-AegonTargaryenSonOfAenys.png
Aegon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JaeherysI.png
Jaehaerys I
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Alysanne
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Targaryen

Natimorto

Nos livros

Em Fogo & Sangue e O Mundo de Gelo e Fogo, Aenys foi descrito no nascimento como tendo finos e olhos pequenos e lacrimejantes. Ele ficou fraco e doentio nos primeiros anos de sua vida e demorou a crescer, mas quando recebeu o dragão Mercúrio, ele começou a se fortalecer. Aenys adulto era tão alto quanto seu pai, mas esbelto e muito magro ao mesmo tempo. Seus dedos eram longos e finos. Ele tinha olhos lilás, mais pálidos que os do pai, e cabelos encaracolados que caíam sobre os ombros em cachos. Ele também usava barba e bigode sedosos. Aenys vestia as melhores sedas, samites e veludos. Ele era um homem de bom coração, cortês, charmoso e de fala mansa, que desejava ser amado por todos e sempre procurava agradar. Isso o deixou indeciso, pois hesitaria em tomar suas decisões, com medo de decepcionar alguém. Ele fazia amigos facilmente, mas também confiava em todos e se deixava influenciar facilmente. Ele era um sonhador e adorava música e dança, tanto que se tornou patrono de cantores, pantomimeiros e mímicos. Ele era um bom cantor e tinha uma "voz forte e doce". Um homem encantador que as jovens garotas adoravam. Um estudante diligente que não faltava coragem, Aenys era um lutador adequado. No entanto, ele não era um guerreiro e não possuía a força de seu pai. Em vez de treinar para batalhas, ele preferia a companhia de meistres e septões e se interessava por alquimia, astronomia e astrologia.

Além dos quatro filhos conhecidos de Aenys I na continuidade das séries da HBO, nos livros de George R.R. Martin, ele teve mais dois filhos, Viserys e Vaella, além de ter se casado com Alyssa Velaryon. Nenhum desses três personagens foram mencionados ainda em Game of Thrones ou suas séries sucessoras.

O pequeno conselho de Aenys I consistiu em:

Cargo Duração Nome
Mão do Rei 37–37 d.C. Lorde Alyn Stokeworth
37–39 d.C. Príncipe Maegor Targaryen
40–41 d.C. Septão Murmison
Grande Meistre 37–42 d.C. Gawen

Links externos

Referências

v  d  e
Governantes dos Sete Reinos de Westeros
Advertisement