Game of Thrones Wiki
Advertisement
Para outros personagens que compartilham o mesmo nome, veja "Aegon Targaryen (desambiguação)".
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"Aegon V tentou chocar ovos de dragão em pedra com feitiçaria e queimou até morte."
Grande Meistre Pycelle, sobre Aegon V[fnt]

Rei Aegon V Targaryen, também chamado Egg na infância, foi o filho mais novo do Rei Maekar I e seu sucessor no Trono de Ferro. Ele teve cinco crianças e foi sucedido por seu filho Aerys II, o Rei Louco, após falecer em um acidente em Solarestival enquanto tentava chocar ovos de dragão.

Biografia

Filho mais novo de Maekar I, Aegon tinha poucas chances de ascender ao trono, mas graças a morte precoce de Aerion e o comprometimento de Aemon com a Cidadela, Aegon ascendeu ao poder após a morte de seu pai.[1] Antes disso, em sua infância, ele foi escudeiro de Sor Duncan, o Alto, com quem teve grande amizade. Eventualmente ele se tornaria membro de sua Guarda Real.[2] Durante seu reinado ocorreu a Guerra dos Reis de Nove Moedas, a última das tentativas dos Pretendentes Blackfyre de assumir o Trono de Ferro.[3] Ele teve cinco crianças antes de falecer na Tragédia de Solarestival, onde Aegon V tentou chocar ovos de dragão.[1][4] Sor Duncan faleceu tentando salvá-lo.[2]

Legado

Seu segundo filho, Aerys, ascendeu ao Trono de Ferro após sua morte devido ao falecimento prematuro de Duncan Targaryen, seu primeiro filho. Aerys se casaria com Rhaella Targaryen, sua irmã, para manter os costumes incestuosos dos Targaryen. No entanto, com o tempo, ele ganharia a alcunha de Rei Louco. Seu desastroso governo levaria a queda da Dinastia Targaryen nos Sete Reinos.[1]

O irmão mais velho de Aegon V, Aemon, relembrava com frequência seu passado com o irmão, a quem ele chamava de "Egg".[1][5]

No Livro dos Irmãos, as entradas de Sor Duncan citavam Aegon como tendo sido seu escudeiro e sido defendido por ele uma vez.[6]

Árvore genealógica

Parentesco

Famtree-DaemonBlackfyre.png
Daemon I
Blackfyre

Falecido

Daeron genealogia.png
Daeron II
Targaryen

"o Bom"
Falecido
 
House-Martell-heraldry.jpg
Myriah
Martell

Falecida

House-Martell-heraldry.jpg
Maron
Martell

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Daenerys
Targaryen

Falecida

House-Blackfyre-Square.PNG
Fundação
da Casa
Blackfyre

Famtree-BaelorBreakspear.png
Baelor
Targaryen

"Quebralanças"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Aerys I
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Aelinor
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaegel
Targaryen

Falecido
 
Famtree-MaekarITargaryen.png
Maekar I
Targaryen

Falecido
 
House-Dayne-Square.PNG
Dyanna
Dayne

Falecida
 
House-Martell-heraldry.jpg
Descendentes
da Casa
Martell

Famtree-AerionTargaryen.png
Aerion
Targaryen

"Chama-Viva"
Falecido
 
Famtree-MaesterAemon.png
Aemon n.
Aemon Targaryen
Falecido
 
Famtree-AegonVTargaryen.png
Aegon V
Targaryen

Falecido

Descendentes

Famtree-AerionTargaryen.png
Aerion
Targaryen

"Chama-Viva"
Falecido
 
Famtree-MaesterAemon.png
Aemon n.
Aemon Targaryen
Falecido
 
Famtree-AegonVTargaryen.png
Aegon V
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rainha
Targaryen
desconhecida
Falecida

House-Targaryen-heraldry.jpg
Duncan
Targaryen

"o Pequeno"
Falecido
 
Famtree-AerysIITargaryen.png
Aerys II
Targaryen

"o Louco"
Falecido
 
Famtree-RhaellaTargaryen.png
Rhaella
Targaryen

Falecida
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Daeron
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaelle
Baratheon

n. Targaryen
Falecida
 
Lyonel AG.png
Lyonel
Baratheon

Falecido

Famtree-EliaMartell.png
Elia
Martell

Falecida
 
Famtree-RhaegarTargaryen.png
Rhaegar
Targaryen

Falecido
 
Famtree-LyannaStark.png
Lyanna
Stark

Falecida
 
Famtree-ViserysTargaryen.png
Viserys
Targaryen

"o Rei
Pedinte"
Falecido
 
Famtree-DaenerysTargaryen.png
Daenerys
Targaryen

"Mãe de Dragões"
Falecida
 
Famtree-Drogo.png
Drogo

Falecido
 
House-Baratheon-Main-Square.PNG
Descendentes da
Casa
Baratheon

Famtree-RhaenysTargaryenOfRhaegar.png
Rhaenys
Targaryen

Falecida
 
Targaryen.JPG
Aegon
Targaryen

Falecido
 
Famtree-JonSnow.png
Jon Snow
nascido
Aegon
Targaryen

House-Targaryen-heraldry.jpg
Rhaego

Natimorto

Nos livros

O jovem Aegon V é um personagem central em O Cavaleiro dos Sete Reinos. Usando o apelido de "Egg", ele passou muitos anos viajando os Sete Reinos como um escudeiro ao serviço de Sor Duncan. Em seu primeiro encontro, Duncan desconhecia a verdadeira identidade de Egg, até que ele usou sua autoridade real para salvar Duncan de ser morto por seu irmão mais velho, Príncipe Aerion. Duncan foi capaz de enfrentar Aerion no campo do torneio e derrotá-lo no combate. Infelizmente, o Príncipe Baelor Targaryen, o herdeiro real, foi morto durante o torneio. O príncipe Maekar, pai de Aegon, desesperou da indolência mimada de Aerion e concordou em deixar Aegon servir como escudeiro de Duncan para ganhar experiência no mundo "real".

Aegon ascendeu ao Trono de Ferro em 233 d.C, seguindo a morte de seu pai, Maekar I, em batalha com um senhor. Dos três irmãos mais velhos de Aegon V, o mais velho era Daeron, aparentemente omitido de Game of Thrones, que foi morto por varíola. Aerion se envenenou até a morte tomando fogovivo pensando que poderia transformá-lo em um dragão, e Aemon deserdou-se primeiro juntando aos Meistres e depois a Patrulha da Noite. Aegon V governou por vinte e seis anos. Durante este tempo, ele transformou Sor Duncan em Senhor Comandante da Guarda Real e garantiu uma aliança entre os Targaryen e a Casa Baratheon casando a filha Rhaelle com o então Senhor de Ponta Tempestade, Ormund Baratheon. Aegon V casou-se com Betha da Casa Blackwood e teve três filhos, Duncan, o Pequeno, Jaehaerys e Daeron, bem como suas duas filhas Shaera e Rhaelle.

Sendo o quarto filho de um quarto filho, Aegon V era conhecido como "o Improvável" porque ele provavelmente não teria herdado a coroa. Na verdade, dado que dois de seus tios tinham filhos gêmeos, Aegon era inicialmente era o duodécimo na fila do trono quando nasceu durante o reinado de seu avô Daeron II. Mesmo depois que seu pai foi coroado, ele ainda estava em quarto lugar na fila.

Seu governo foi bem lembrado pelos plebeus, cujo Aegon tinha grande afeição devido aos anos que passou servindo Sor Duncan. No entanto, suas reformas que ajudaram os mais pobres afetaram o bolso dos ricos e foram mal vistas por eles. Dessa forma, muitos protestos e rebeliões acabariam tornando Aegon V inseguro quanto a sua posição, o fazendo acreditar que se tivesse dragões como seus antepassados, ele poderia impor mais medo nos nobres. Tentando chocar um ovo de dragão durante uma festa em Solarestival mas acabou terminando em tragédia, perdendo sua vida e a de vários Targaryen no processo.

Diferente da série Game of Thrones, Aerys II não é filho de Aegon V e sim neto dele nos livros. A exclusão de Jaehaerys II, filho de Aegon V nos livros, se deve a uma simplificação e compressão de tempo na continuidade da HBO. Não só os personagens da série eram três anos mais velhos que suas contrapartes dos livros (tais como Robb Stark, Daenerys Targaryen e Jon Snow), empurrando a Rebelião de Robert três anos antes do que ocorre nas Crônicas de Gelo e Fogo, como também o reinado curto de Jaehaerys II (que coincidentemente durou três anos) poderia ser excluído sem afetar a história. Dessa forma, o diálogo de Aemon revelando sua identidade a Jon Snow ficou mais simples e fácil de ser entendido pela audiência, já que nos livros ele explica de forma mais demorada e detalhada a genealogia Targaryen de forma que poderia ser difícil de colocar o diálogo em tela.

Links externos

Referências

v  d  e
Governantes dos Sete Reinos de Westeros
Advertisement