Game of Thrones Wiki
Advertisement
Para outros personagens que compartilham o mesmo nome, veja "Aegon Targaryen (desambiguação)".
House-Targaryen-Main-Shield.PNG
House-Targaryen-Main-Shield.PNG

"Décadas depois, Aegon, o Indigno, legitimou todos os seus bastardos em seu leito de morte. Inevitavelmente, o maior deles, Daemon Blackfyre, declarou-se o rei por direito e iniciou mais outra guerra pela coroa."
―Lorde Varys[fnt]

Rei Aegon IV Targaryen, conhecido também como Aegon, o Indigno, foi o filho mais velho e herdeiro de Viserys II, conhecido historicamente por ter legitimado todos os seus bastardos em seu leito de morte. Dessa forma, ele foi responsável indireto pela criação da Casa Blackfyre.

Uma crise de sucessão o sucedeu após sua morte, causando diversas rebeliões dos Blackfyre contra o Trono de Ferro. No entanto, foi seu filho Daeron II que o sucedeu como rei.

Aparência

Em As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos, Aegon IV era descrito como tendo olhos violetas e cabelos prateados.[1]

Biografia

Filho mais velho e herdeiro de Viserys II, Aegon IV nasceu em 135 d.C. e ocupou o Trono de Ferro aos 37 após a morte de seu pai. Ele se casou com Naerys antes de ser coroado, tendo tipo com ela dois filhos, Daeron e Daenerys.[1] Aegon IV foi conhecido por suas várias amantes, com quem teve vários bastardos. Ele desgostava de sua esposa, Naerys, devido a uma suspeita de que ela tinha um caso com seu irmão, Aemon.[2] Mesmo tendo insultado seu irmão durante quase todo o seu reinado, Aemon faleceu defendendo Aegon IV de assassinos.[3] O rei faleceu aos 49 anos de uma doença desconhecida[1] legitimando todos os seus bastardos, o que eventualmente levaria a criação da Casa Blackfyre.[2]

Legado

Por ter legitimado seus bastardos em seu leito de morte, Daemon Blackfyre lutou pelo Trono de Ferro contra seu meio-irmão e causou a Primeira Rebelião Blackfyre. Ao longo de gerações, os Blackfyres descendentes de Daemon iriam tentar assumir o Trono de Ferro.[2]

Aegon IV, sua irmã-esposa Naerys, e seus descendentes legítimos e bastardos, foram citados em As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos.[1] Ele também foi um dos reis citados em Vidas de Quatro Reis.[4]

Árvore genealógica

Famtree-AegonIII.png
Aegon III
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Rainha
Targaryen
desconhecida
Falecida

Famtree-ViserysII.png
Viserys II
Targaryen

Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Visenya
Targaryen

Falecida

DaeronITargaryenFamilyTree.png
Daeron I
Targaryen

"o Jovem Dragão"
Falecido
 
BaelorTheBlessedTargaryenFamilyTree.png
Baelor I
Targaryen

"o Abençoado"
Falecido
 
ElaenaTargaryenFamilyTree.png
Elaena
Targaryen

Falecida
 
RhaenaTargaryenFamilyTree.png
Rhaena
Targaryen

Falecida
 
DaenaFamilia.png
Daena
Targaryen

"a Desafiante"
Falecida
 
Aegon IV genealogia.png
Aegon IV
Targaryen

"o Indigno"
Falecido
 
Naerys genealogia.png
Naerys
Targaryen

Falecida
 
AemonFamilia.png
Aemon
"o Cavaleiro
do Dragão"
Falecido

Famtree-DaemonBlackfyre.png
Daemon I
Blackfyre

Falecido
 
Bittersteel the Blackfyres.png
Aegor
Rivers

"Açoamargo"
Falecido
 
Bloodraven genealogia.png
Brynden
"Corvo de
Sangue"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Shiera
Seastar

Falecida
 
Daeron genealogia.png
Daeron II
Targaryen

"o Bom"
Falecido
 
House-Targaryen-heraldry.jpg
Daenerys
Targaryen

Falecida

Nos livros

Em O Mundo de Gelo e Fogo, Aegon IV é descrito como jovem e bonito no começo do reinado, mas que ficou velho e corrupto em seu fim, de aparência inchada e gorda, e as pernas fracas demais para sustentar a barriga. Possuía uma boca pequena e uma grande barba, que cultivava com a finalidade de esconder a gordura no pescoço e no rosto. Usava uma nova coroa, enorme e pesada, feita de ouro vermelho, com dragões esculpidos que possuíam olhos com pedras preciosas.

Ele assumiu o trono de seu irmão, Baelor I. Aegon IV deu sua espada de aço valiriano, Fogonegro, a mesma que Aegon I, o Conquistador empunhara e que passara pelas mãos de todos os reis Targaryen que o sucederam, para seu filho bastardo, Daemon, quando o garoto foi sagrado cavaleiro aos doze anos. Isso foi considerado como um desejo claro do rei de que Daemon o sucedesse ao invés de seu filho legítimo, Daeron.

Assim como outros reis Targaryen, Aegon era obcecado em recuperar os dragões de sua Casa mas, ao invés de tentar ressuscitar os dragões mortos de seus ancestrais, tentou construir novos com madeira e ferro, que usou em sua tentativa de conquistar Dorne. A tentativa falhou e os 'dragões' queimaram. Seu governo também foi marcado por problemas internos, desconfiança e corrupção entre a nobreza. Isso gerou desdém entre Aegon IV e seu filho Daeron que, em contraste com o pai, era um homem esclarecido e um intelectual.

Em seu leito de morte, Aegon legitimou seus vários bastardos e os colocou na linha de sucessão atrás de seu filho, Daeron. Esse ato temerário deu origem aos Pretendentes Blackfyre que desafiaram os Targaryen pelo direito ao Trono de Ferro por cinco gerações.

Dentre os bastardos de Aegon, alguns eram de nascimento elevado. Ficaram conhecidos como Grandes Bastardos:

  • Daemon Blackfyre: Filho da Princesa Daena Targaryen.
  • Aegor Rivers, dito Açoamargo: Filho da Lady Barba Bracken.
  • Brynden Rivers, dito Corvo de Sangue: Filho da Lady Mylessa Blackwood.
  • Mya Rivers: Filha da Lady Mylessa Blackwood.
  • Gwenys Rivers: Filha da Lady Mylessa Blackwood.
  • Shiera Seastar: Filha de Serenei de Lys

Links externos

Referências

v  d  e
Governantes dos Sete Reinos de Westeros
Advertisement